Qual era o nome original do diabo?
Você observou que os anjos e arcanjos na Bíblia são chamados por seus nomes, como Gabriel e Miguel (e Rafael no livro de Tobias encontrado apenas nas Bíblias católicas), porém não existe menção ao nome original de Satanás, que era um querubim, antes de se revelar contra Deus. Na Bíblia o diabo não é chamado por nome, mas por adjetivos, títulos ou funções, às vezes “emprestados” de homens, animais ou seres mitológicos, como o dragão:
Abadom - Apocalipse9:11, significa destruição.
Acusador - Apocalipse12:10
Adversário - 1 Pedro5:8
Anjo de luz - 2 Coríntios 11:14
Anjo do abismo - Apocalipse 9:11
Apoliom - Apocalipse 9:11, destruidor.
Belial - 2 Coríntios 6:15
Belzebu - Mateus 12:24
Deus deste mundo - 1 Coríntios 4:4
Diabo - Mateus 4:1, vem de “bode”.
Dragão - Apocalipse 12:7
Dragão vermelho - Apocalipse 12:3
Espírito do anticristo - 1 Jo 4:3
Espírito que atua nos filhos da desobediência - Ef 2:2
Homicida - João8:44
Imperador da morte - Hebreus 2:14
Inimigo - Mateus 13:39
Ladrão - João10:10
Leão - 1 Pedro5:8
Lobo - João10:12
Lúcifer - Isaías 14:12, aparece assim em algumas traduções da expressão “estrela brilhante”.
Maligno - Mateus 13:19
Mentiroso - João8:44
Mercenário - João10:12
Pai - João8:44
Pai da mentira - João8:44
Poder das trevas - Colossenses 1:13
Príncipe das trevas - Efésios6:12
Príncipe deste mundo - Jo 12:31
Príncipe dos poderes do ar - Ef 2:2
Querubim protetor - Ezequiel28:16
Querubim ungido - Ezequiel28:14
Rei de Tiro - Ezequiel28:12
Satanás - João13:27, significa adversário, acusador.
Serpente - Apocalipse12:9
Tentador - Mateus 4:3
Valente - Lucas 11:21
É interessante o valor que Deus dá ao nome dos anjos, dos salvos e do próprio Filho de Deus, enquanto os nomes dos anjos rebeldes e dos homens perdidos são lançados no esquecimento. É o caso da história (não é parábola, é uma história verdadeira) do rico e Lázaro. Apenas o mendigo Lázaro tem nome, pois o nome do rico não será jamais lembrado na eternidade.
(Sl 9:5) “Repreendeste as nações, destruíste os ímpios; apagaste o seu nome para sempre e eternamente”.
(Sl 109:13) “Desapareça a sua posteridade, o seu nome seja apagado na seguinte geração”.
(Ap 3:5) “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos”.
Deus conhece cada salvo pelo seu nome, o que para ele não é difícil, já que conhece quantas estrelas há no Universo e chama cada uma delas por seu nome. (Sl 147:4) “Conta o número das estrelas, chama-as a todas pelos seus nomes”. Portanto ele conhece você muito bem e também o seu nome. Foi pelo nome que Deus chamou Samuel, e Jesus, depois de ressuscitado, dirigiu-se a Maria pelo seu nome:
(Jo 10:14) “Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido”.
O nome é importante para Deus, e é por isso que ele não deu nenhum outro nome pelo qual devemos ser salvos, mas apenas Jesus:
(Atos 4:12) “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”.
Isto não tem nada a ver com alguns cristãos judaizantes que andam dizendo que se você não soletrar ou pronunciar o nome de Jesus corretamente no idioma hebraico não poderá ser salvo. É um absurdo pensar que Deus pudesse salvar um paulista que clama por “Jesus”, mas não salvaria um carioca clamando por “Jesuiss” ou um nordestino pronunciando “Jésuis”. É a PESSOA por detrás do nome que importa, e qualquer um que o chame de Jesus em português, Yesus em indonésio ou Yeshua em hebraico, certamente será atendido. Conheci um irmão chamado William que também era conhecido por Bill ou por Guilherme (por hispânicos). Obviamente ele sabia que estavam falando com ele sempre que seu nome fosse mencionado em qualquer um desses formatos.
(Is 59:1) “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir”.
Mas se Deus dá tanta importância ao nosso nome e mais ainda ao nome de Jesus, porque os cristãos adotam outros nomes para se identificarem ou para se congregarem? Diga-me você...
(Mt 18:20) “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”.
(Ef 1:17-23) “Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; E qual a sobre-excelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus. Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos”.
(Fp 2:10) “Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,”.