O cristão pode praticar meditação?

Na Bíblia você encontra várias vezes a palavra “meditação”, mas em nenhuma delas o sentido é o da meditação normalmente ensinada nas religiões orientais ou meditação transcendental. A essência da meditação oriental está no voltar-se para dentro de si, desligando-se do mundo exterior numa espécie de esvaziamento da mente e dos pensamentos.

Nada poderia estar mais na contramão da meditação ensinada na Palavra de Deus, que não é esvaziar a mente, mas enchê-la da ocupação com Deus e sua Palavra. A meditação no sentido de voltar-se para o interior é egocêntrica, pois tem por objetivo o ocupar-se consigo mesmo.

(Rm 7:18) “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum”.

(Mt 15:19) “Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias”.

A Palavra de Deus não nos estimula a sairmos da realidade, mas a estarmos sempre no controle total de nossa razão e percepção. Práticas espiritualistas como o cair em êxtase, psicografia, transe mediúnico, dança sincopada, etc., nada tem a ver com a Palavra de Deus e o cristão deve fugir delas. 1 Co 14:32-33 ensina que “Os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz”.

(Rm 12:1-2) “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”.

O cristão precisa estar atento para não “comprar gato por lebre”, pois o espiritualismo oriental se infiltrou na cristandade e há muitas técnicas que podem não ser apenas de relaxamento, mas adaptações de culto a demônios. Por ter sido enganado pelo espiritualismo e esoterismo antes de minha conversão a Cristo, tenho uma espécie de aversão a várias práticas que me pareciam inofensivas no passado, como meditação transcendental, radiestesia, leitura de aura, clarividência, yoga, acupuntura, shiatsu, do-in, incensos, mantras, etc.

Além disso, existe nas variadas formas de meditação esotérica e espiritualista o objetivo do auto aperfeiçoamento, auto evolução e auto qualquer coisa, o que também nega a dependência que temos de Deus. Não há coisas como uma auto evolução ou autodesenvolvimento espiritual para o cristão, que depende totalmente de Deus, de Jesus e do Espírito Santo, tanto para sua salvação, como para sua vida cristã. Se eu buscar em mim os recursos para ser salvo ou para viver esta vida, vou me decepcionar, pois em mim não há nada que preste.

(2 Co 3:5) “Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus,”.

É muito simples identificar se qualquer tipo de atividade ou exercício é de Deus ou não. Basta perguntar a quem isso glorifica, a Deus ou ao homem; de quem isso depende, de Deus ou do homem. A verdadeira meditação do crente em Cristo é a ocupação com a Palavra de Deus e com a formosura do Salvador. Se na meditação oriental o objetivo é esvaziar-se, na meditação cristã o objetivo é ser cheio de gozo e deleite nas coisas de Deus.

(Fp 4:8) “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”.

(Cl 3:1-2) “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;”.

Na Palavra de Deus encontro diversos exemplos de meditação e neles o foco pode ser meditação na Palavra de Deus, meditação na Criação de Deus, meditação na obra de Cristo (esta é a atividade principal durante a ceia do Senhor), meditação na Pessoa de Cristo, etc. Nada tem o foco em mim, em minha capacidade ou em meu desenvolvimento pessoal, mas nele.

(Rm 11:33-36) “O profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Porque quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém”.

Alguns versículos que falam de meditação:

(Sl 19:14) “Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!”.

(Sl 49:3) “A minha boca falará de sabedoria, e a meditação do meu coração será de entendimento”.

(Sl 104:34) “A minha meditação acerca dele será suave; eu me alegrarei no Senhor”.

(Sl 119:97) “Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia”.

(Sl 119:99) “Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação”.

(Sl 143:5) “Lembro-me dos dias antigos; considero todos os teus feitos; medito na obra das tuas mãos”.

(Sl 63:6) “Quando me lembrar de ti na minha cama, e meditar em ti nas vigílias da noite”.

(Sl 119:148) “Os meus olhos anteciparam as vigílias da noite, para meditar na tua palavra”.