O crente passará pela tribulação?

Sua dúvida é como o arrebatamento poderá ocorrer antes da tribulação se em 1 Tessalonicenses 1:6 o apóstolo Paulo está dizendo aos irmãos que Deus iria atribular os que atribulavam os santos, dando-lhes descanso na manifestação de Jesus. Vamos ver a passagem toda:

(2Ts 1:4-10) “De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais; prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis; se de fato é justo diante de Deus que dê em paga tribulação aos que vos atribulam, e a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder, quando vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável naquele dia em todos os que creem (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós)”.

Tribulação os cristãos sofreram em todas as épocas, portanto a palavra aqui não precisa estar necessariamente falando da Grande Tribulação. O que a passagem diz é que o povo de Deus terá descanso, enquanto seus inimigos sofrerão nas mãos de Deus.

O versículo 7 não diz necessariamente que descanso os crentes só terão quando o Senhor Jesus se manifestar vindo do céu para estabelecer o seu reino (após a Grande Tribulação), porque interpretar assim equivale dizer que um cristão que hoje é perseguido, atribulado e morto em um país muçulmano, por exemplo, não terá descanso até a vinda do Senhor. Seria um absurdo.

No momento em que a morte o tira do mundo ele já está descansando na presença do Senhor. Do mesmo modo, se o arrebatamento ocorrer hoje, entraremos no descanso na presença do Senhor. Portanto o versículo 7 não está condicionando o descanso das tribulações à vinda de Cristo.

O que o contexto está dizendo é que quando o Senhor derramar seu juízo sobre os seus inimigos, os santos serão manifestados, juntamente com ele, em sua condição de descanso. Na vinda do Senhor estão incluídas tanto a paga aos que atribularam os santos (desde os tempos de Tessalônica), como o descanso manifesto ao mundo todo dos que foram atribulados.

Compare estas passagens:

(2Ts 1:10) “Quando vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável naquele dia em todos os que creem (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós)”.

(1Ts 3:13) “Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos”.

(Zc 14:5) “Fugireis [Os que estiverem na Grande Tribulação] pelo vale dos meus montes, porque o vale dos montes chegará até Azal; sim, fugireis como fugistes do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá; então, virá o Senhor, meu Deus, e todos os santos, com ele [Obviamente os santos que já estarão no céu nessa ocasião]”.

Pense numa historinha assim: O garotinho apanha dos colegas na escola e vai para casa chorando. No dia seguinte aparece na saída da escola o irmão mais velho do menino trazendo-o pela mão e pergunta: “Quem foi que bateu em você?” O menino responde: “Aquele, aquele ali e aquele outro”. Então o irmão mais velho dá uma surra nos meninos maus na frente de todos os outros meninos para mostrar a todos que eles estão sendo castigados pelo que fizeram ao irmão menor.

O irmão mais velho veio, com toda a glória de seu tamanho, se fazendo admirável diante do irmão menor e ao mesmo tempo demonstrando que desde o dia anterior o irmão mais novo estava descansando em casa. Mas agora os que atribularam o pequeno vão receber a justa paga.

(Mt 25:41-45) “Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me. E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos? Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer”.