O “um só batismo de Efésios 4:5” seria o batismo do Espírito?

Ef 4:5

Sua dúvida é se o “um só batismo” de Efésios 4:5 estaria se referindo ao batismo do Espírito Santo ou ao batismo cristão nas águas. Eu creio que a passagem de Efésios4:3-5 fica mais “lógica” quando a entendemos como três círculos concêntricos (tipo teoria dos conjuntos que a gente aprendia na escola).

(Ef 4:4-6) “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós”.

1. Começando de trás para frente ou de fora para dentro, o círculo maior é do “Um só Deus e Pai de todos [no sentido de Criador], o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós” (Ef 4:6), no mesmo sentido do que Paulo fala em (Atos 17:28) “Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos”.

2. Dentro deste maior temos um círculo médio, que não inclui pagãos, mas apenas cristãos nominais (falsos e verdadeiros). É o círculo do “Um só Senhor, uma só fé, um só batismo” (Ef 4:5). Neste círculo estão todos os que confessam que Jesus é Senhor (até aqueles que o chamam de “Senhor do Bonfim”, por exemplo), que na hora de preencherem um questionário colocam “cristão” ou alguma denominação cristã no campo “religião”. Todos têm um só Senhor, uma só fé (no sentido de crença) e um só batismo, porque foram batizados em nome de Jesus, e não em nome de Buda, Maomé ou Moisés.

3. O terceiro círculo interno, menor, inclui apenas os verdadeiramente salvos. Eles fazem parte do círculo grande da Criação, fazem parte do círculo médio da profissão cristã, porém são os que fazem parte do corpo de Cristo (a Igreja), formada pelo batismo do Espírito no dia de Pentecostes, com o qual também foram selados, e são chamados em uma única esperança da vocação celestial. Neste círculo não há falsos cristãos.

A. J. Pollock (1864-1957), um irmão que abandonou sua profissão de banqueiro para pregar o evangelho e estava congregado ao nome do Senhor, deixou vários livros. Em um deles (“The Church of God”) ele diz assim ao falar da passagem de Efésios4:

“Os primeiros três que temos considerado — um corpo, um Espírito... uma esperança de vossa vocação — podemos chamar de círculo da realidade. Apenas verdadeiros cristãos podem estar ali, habitados pelo Espírito de Deus. Somente verdadeiros cristãos podem ter vocação celestial.

O Segundo círculo — um só Senhor, uma só fé, um só batismo — podemos chamar de círculo da profissão cristã. Evidentemente todos os cristãos professam ser cristãos, mas neste caso professam com realidade. Deus não sustenta aquilo que não é real. Quando uma profissão cristã não é real, ela é obra do inimigo. Oh, quanta irrealidade existe neste círculo! Enquanto os homens dormiam, o inimigo veio e semeou joio entre o trigo”.

Portanto, também faria sentido dizer que o “um só batismo” de Efésios 4:5 nos fala do batismo do Espírito que ocorreu no dia de Pentecostes na formação da igreja (porque só existiu um batismo do Espírito Santo, e hoje quando alguém se converte a Jesus não é batizado com o Espírito, e sim selado com o Espírito — Efésios 1:13-14), o qual evidentemente também é único. Porém eu creio que a divisão das características em três classes faz mais sentido, e é por isso que acredito que o versículo 5 esteja falando do batismo nas águas.