Um esquizofrênico está possesso por demônios?

Um dos grandes males que o pentecostalismo ressuscitou das práticas de exorcismo da Idade Média é considerar qualquer comportamento fora do usual como possessão demoníaca. Inclua-se aí doenças e distúrbios mentais, que em algumas igrejas pentecostais são tratados como se fossem problemas espirituais. Não raro a pessoa que sofre de um distúrbio é submetida a vexames, espancamentos e, como aconteceu numa igreja pentecostal na Nicarágua, queimada na fogueira.

Esquizofrenia, assim como outras doenças mentais, não tem nada a ver com possessão demoníaca. Evidentemente demônios podem se apoderar de alguém nessa condição como pode fazê-lo com qualquer pessoa, exceto um verdadeiro salvo por Cristo. Este é habitação do Espírito Santo, que não permitirá que outro “inquilino” invada aquele corpo que passou a ser “templo do Espírito” quando foi selado pelo Espírito Santo da promessa.

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus” (1Co 6:19-20). “Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?” (Tg 4:5).

Mas um esquizofrênico pode ser salvo? Sim, se ele tem entendimento suficiente para crer no Salvador, ainda que continue a apresentar sintomas da doença. É como qualquer outra pessoa, pois todos somos doentes em algum sentido neste nosso corpo combalido pelos efeitos do pecado. Por isso não desista de falar do Senhor e do evangelho da graça de Deus mesmo a alguém que aparente ter algum bloqueio para a realidade. Fale e deixe que o Espírito Santo faça o resto com a mensagem que entrar pelos ouvidos do outro.

Uma vez alguém me escreveu dizendo que o salvo não fica doente e eu perguntei a ele se tinha cáries, se usava óculos, se tinha alguma pinta na pele, se sofria de caspa, mau hálito, dores, queda de cabelos, problemas de audição... Tudo isso são doenças em diferentes formas, mesmo que algumas não nos matem ou façam sofrer. Em nossa boca há milhões de gérmens patogênicos que podem entrar em nossa corrente sanguínea e nos matar.

Pregar que o crente não fica mais doente é o mesmo que dizer que a ressurreição já aconteceu, um erro grave igual à gangrena que era pregado por Himeneu e Fileto. “E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto; os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns”(2Tm 2:17-18). Portanto é um erro pensar que a saúde do corpo tenha algo a ver com salvação ou que uma doença ou distúrbio mental tenha algo a ver com possessão demoníaca.

Se você lê inglês poderá conhecer algo sobre doenças mentais sob uma perspectiva bíblica neste livro de um irmão do Canadá que é médico e hoje atua na obra do Senhor: “Mental Illness: A Scriptural Perspective of Mental Illness and Behavioral Disorders”, por William J. Prost. O livro é vendido em formato impresso na bibletruthpublishers.com e pode ser encontrado em português em formato e-book com o título “Doenças Mentais” no site acervodigitalcristao.com.br.