Mateus 12:40 diz que Jesus teria ido ao inferno?

Você perguntou se Mateus 12:40 estaria afirmando que Jesus foi ao inferno depois de morrer. Não, ele não foi ao inferno depois de morrer, mas entre sua morte e ressurreição esteve na condição de hades ou sheol — o estado de alguém desencarnado —, embora não tenha permanecido assim como permanecem todos os que morreram até hoje.

O Salmo 16:10, “Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.”, citado em Atos 2:27 referindo-se ao Senhor, mostra que Jesus não permaneceria nessa condição de morte e mostra também que há uma diferença nos termos utilizados e traduzidos indistintamente como “inferno” em algumas traduções.

Onde você lê “inferno” em algumas versões da Bíblia no Salmo original está “sheol” e em Atos “hades”. Em nenhum dos casos tem a conotação do destino final dos perdidos, que é o “lago de fogo e enxofre”.

De qualquer modo, Jesus não desceu ao lago de fogo, que é o lugar dos perdidos que ainda está desabitado. Infelizmente os tradutores das Bíblias que usamos fizeram confusão de termos quando traduziram_hades, sheol_ e lago de fogo pelo genérico inferno, um termo que não existe nos originais.

Sempre que a Bíblia falar de alguém que morreu, pergunte assim: “Está falando do corpo ou do espírito/alma?”. Assim você já evitará uma porção de interpretações falsas que circulam pela cristandade. Por exemplo, existe uma religião que afirma que o morto está inconsciente com base em Eclesiastes 9:5Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento”. Mas um leitor atento saberá identificar que aí está falando do corpo dos que morrem, pois o livro de Eclesiastes fala das coisas que acontecem “debaixo do sol”, isto é, na terra.

Basta ler o diálogo entre o rico e Abraão na história de Lucas 16:19-31 para perceber que o rico que estava no _hades_não estava nem um pouco inconsciente. Lembre-se de que o Senhor Jesus não disse que aquilo era uma parábola como costumava dizer ao contar outras histórias, portanto o rico realmente existiu e o mendigo Lázaro também.

Ali diz “que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão”, o que era a forma de entender adequada a um judeu, como os que ouviram a história de primeira mão dos lábios do Senhor.“E morreu também o rico, e foi sepultado”, o que está falando obviamente de seu corpo, porque ninguém sepulta um espírito. Aí começa o problema de tradução: “E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio”. A palavra no original não é inferno, mas hades como aparece corretamente na versão NVI.

Portanto entenda que hades é um estado intermediário de separação entre o corpo, de um lado, e espírito-alma de outro. Um dia eles voltarão a se unir na ressurreição e os santos viverão eternamente com espírito, alma e corpo. Depois os perdidos também terão seus corpos de volta para serem lançados espírito, alma e corpo no lago de fogo, que é o destino final criado por Deus para o diabo e seus anjos, porém que receberá também os incrédulos.

A passagem de sua dúvida em Mateus 12:40 diz assim: “_Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra”._Seio da terra está falando da sepultura e do corpo de Jesus. Mas alguém poderia alegar que Jesus estava falando de si mesmo, e não de seu corpo, mas basta ler uma passagem de Atos 8:2 para ver que os irmãos ali sepultaram Estêvão como a pessoa inteira, porque é assim que Deus também identifica alguém. Ali diz que “_uns homens piedosos foram enterrar Estêvão, e fizeram sobre ele grande pranto”._O corpo traz igualmente a identidade da pessoa, mesmo que seu espírito e alma não estejam mais nele. Nem em cemitérios fazem distinção dizendo nas lápides “Aqui jaz o corpo de Fulano”, mas simplesmente “Aqui jaz Fulano”.

No caso de Jesus, “seio da terra” significa isso mesmo, a sepultura que normalmente fica abaixo do chão. Mas seu espírito não estava mais no corpo, estava no Paraíso enquanto aguardava a ressurreição, conforme prometeu ao ladrão na cruz que iria se encontrar com ele naquele mesmo dia no Paraíso (e certamente esse encontro não se daria no lago de fogo e nem debaixo da terra).