O “homem” com o qual Jacó lutou era Deus ou um anjo?
A passagem de sua dúvida está em Gênesis 32 e nela há indícios claros de que Jacó tenha lutado com o próprio Senhor Jeová (que é como Jesus se apresentava no Antigo Testamento).
“Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu. E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares. E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó. Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste. E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá- me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali. E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva” (Gn 32:24-30).
Obviamente ninguém jamais viu a Deus e jamais verá, pois ele “habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver”(1 Tm 6:16). Podemos vê-lo na face de Cristo, o qual é “o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa.... Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade”(Hb 1:3; Cl 2:9). Portanto Jacó lutou com Deus, isto é, lutou com o Senhor Jesus na forma humana, que é o que significa “_homem”_na passagem.
O Senhor Jesus apareceu muitas vezes nas Escrituras, ora identificado como “homem”, ora como “o anjo”. Anjo significa mensageiro, e pode tanto se referir ao Senhor Jesus como a um anjo mesmo. Quando você encontrar “O anjo do Senhor” é o próprio Senhor em caráter de mensageiro aos homens. Quando encontrar “um anjo do Senhor”, aí é uma de suas criaturas angelicais. Veja algumas passagens em que o próprio Senhor apareceu como anjo:
“...na sua força lutou com Deus. Lutou com o anjo, e prevaleceu; chorou, e lhe suplicou; em Betel o achou, e ali falou conosco, sim, o Senhor, o Deus dos exércitos; o Senhor é o seu memorial” (Os 12:3-5).
“E o anjo do Senhora achou [Agar] junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur” (Gn 16:7).
“Depois apareceu-lhe o Senhornos carvalhais de Manre, estando ele assentado à porta da tenda, no calor do dia” (Gn 18:1).
“Mas o anjo do Senhorlhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui” (Gn 22:11).
“E disse-me o anjo de Deusem sonhos: Jacó! E eu disse: Eis-me aqui” (Gn 31:11).
“[Disse Jacó] O anjoque me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes, e seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pais Abraão e Isaque, e multipliquem-se como peixes, em multidão, no meio da terra” (Gn 48:16).
“E apareceu-lhe o anjo do Senhorem uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia... Disse mais: eu sou o Deusde teu pai” (Ex 3:2-6).
“E a ira de Deus acendeu-se, porque ele se ia; e o anjo do Senhorpôs-se-lhe no caminho por adversário; e ele ia caminhando, montado na sua jumenta, e dois de seus servos com ele” (Nm 22:22).
Repare que você encontra ocasiões quando o Senhor envia um anjo para libertar seus discípulos, como nesta passagem em que é anjo mesmo, e não o Senhor em Pessoa:
“Mas de noite um anjo do Senhorabriu as portas da prisão e, tirando-os para fora, disse: Ide e apresentai-vos no templo, e dizei ao povo todas as palavras desta vida” (At 5:19-20).
Em outras ocasiões é o próprio Jesus apresentado como o anjo:
“Eo anjo do Senhorfalou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta”(At 8:26). Considerando que esta passagem não traz o artigo “o” no original poderia ser interpretada de uma ou outra maneira, mas eu particularmente creio que tenha sido o Senhor quem enviou Filipe.
Já em Atos 12:7 a versão Almeida Corrigida traz “_o anjo do Senhor”_e a Almeida Atualizada “um anjo do Senhor”, o que parece ser o mais correto. Mas o importante é entender que o Senhor Jesus aparecia aos seus desde o Antigo Testamento assumindo a forma humana, mas não vindo em carne como ele veio somente nos evangelhos.
Desde então, ele não apenas está em “carne e ossos” — “Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho”(Lc 24:39) — ressuscitado e glorificado nos céus intercedendo pelos que são seus, mas também voltará em sua forma humana, como Homem de carne e ossos, condição essa que ele nunca mais deixará. E será como “Filho do Homem”, isto é, na forma humana, que irá julgar os perdidos que não poderão argumentar estar sendo julgados por algum ser espiritual etéreo que não saiba o que é ser homem. Ele sabe.
Antes que você me escreva perguntando como Jesus pode ser um Homem de “_carne e ossos”_hoje nos céus, já que o apóstolo Paulo disse que “_carne e sangue”_não entrariam nos céus, lembre-se de que Jesus não disse a Tomé que ressuscitou em “carne e sangue”, mas em “carne e ossos”. Paulo disse que “_carne e sangue”_não herdariam o reino, o que é completamente diferente. O sangue humano é o que garante sua vida aqui na terra, mas a vida que o salvo tem não é aquela que herdou de Adão. “Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”(Jo 1:13). Por “_carne e ossos”_Jesus estava falando de seu corpo tangível e ressurreto em incorrupção. Por “_carne e sangue”_Paulo estava falando do corpo corruptível do ser humano descendente de Adão e caído no pecado, e explicava que este precisaria ser transformado em um corpo incorruptível à semelhança daquele que Jesus tem agora nos céus.
“O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados... Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade” (1Co 15:47-51).
Hoje já somos parte do Corpo de Cristo que é a Igreja, e ele nos enxerga como “membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos” (Ef 5:30). Por isso ele disse a Saulo “Por que ME persegues?”, pois ao perseguir os cristãos Saulo perseguia o próprio Cristo. “Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos” (1 Jo 3:2). Por isso “esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas” (Fp 3:20-21).