Como pode o diabo fazer o bem?
Você diz que foi curado por um médium espírita e pergunta: “Como poderia ser pelo poder do diabo algo que só faz o bem sem pedir dinheiro?”. Sua pergunta deveria ter sido outra. Tipo assim: “Como Satanás demonstrou ter tanto poder ao transportar Jesus do deserto para um alto monte e depois para o pináculo do templo?” (Lc 4:1-13). “Como os magos de Faraó teriam conseguido imitar os sinais de Deus através de Moisés?” (Êx caps. 7-12). “Como o anticristo será capaz de fazer descer fogo do céu?” (Ap 13:13).
No primeiro caso a intenção aparente do diabo era de trazer benefícios para Jesus, oferecendo a ele o poder dos reinos da terra. No segundo Faraó e os egípcios ficaram tão impressionados com a capacidade dos magos de imitarem os sinais de Deus que nem perceberam que aquilo só lhes trouxe problemas maiores, pois eram só pragas. No terceiro o diabo irá energizar um homem com poderes pirotécnicos, pois o povo gosta mesmo é de gente exibida.
Mais uma pergunta que você deveria ter feito é esta: “Como Satanás é capaz de se transformar em anjo de luz e seus ministros em ministros de justiça?”(2Co 11:14-15). Se realmente sua cura ocorreu só posso dizer que você foi vítima de um desses que se transfiguram em “_ministros de justiça”_por meio de quem o inimigo de nossas almas conseguiu mais um adepto para uma religião que nega a obra expiatória de Cristo por meio de seu sangue derramado na cruz.
“Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras” (2Co 11:13-15).
Se Jesus diz que se cremos nele temos TODOS os nossos pecados perdoados, que o crente tem já, aqui e agora vida eterna, que não passará pelo juízo final, mas já passou da morte para a vida (Jo 5:24), e Alan Kardek diz que você precisa reencarnar _trocentas_vezes para eliminar seus próprios pecados, um dos dois está mentindo. Quem você diria ser o mentiroso? O filho de Deus ou aquele inspirado pelo “pai da mentira”? (Jo 8:44).
Não estou afirmando, estou colocando seus neurônios para funcionarem. Não se iluda. Se qualquer mágico de rua é capaz de deixar você espantado com truques baratos, o que dirá de um “querubim da guarda” com milhares de anos de experiência em iludir e poder suficiente para transportar o Filho de Deus de um lugar para o outro na terra. Estes versículos poderão ajudar você a entender que no mundo espiritual nem tudo o que reluz é ouro.
Mas não pense que isto que estou dizendo se aplica apenas ao espiritismo. Também vale para o circo que acontece em igrejas e programas de rádio e TV desses pregadores pentecostais de curas e prosperidade. Se eles não existissem Jesus teria mentido quando disse:
“Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade” (Mt 7:22-23).
Perceba que não são apenas pessoas que dizem fazer coisas em nome de algum espírito desencarnado ou de alguma divindade africana que o diabo usa. São pessoas que invocam o nome do Senhor Jesus em seus cultos repletos de desesperados em busca de alguma cura, sinal ou prosperidade.
A pergunta que deve sempre fazer é: “Quanto Satanás está disposto a fazer de bem para ganhar um adepto?”, “_Quanto o traficante está disposto a abrir mão de sua cara cocaína para ganhar um viciado?”_Será que você poderia ser um pouco menos crédulo e olhar para a outra mão do mágico? É com a outra que ele trabalha em oculto, não com aquela que faz as coisas visíveis. E para você depois não dizer que Deus não avisou, aqui vai uma série de passagens que falam do poder do diabo para enganar os incautos.
“A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira” (2Ts 2:9).
“Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios” (Ap 16:14).
“Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los; não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o Senhor vosso Deus vos prova, para saber se amais o Senhor vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma” (Dt 13:1-3).
“Nos quais o deus deste século [Satanás] cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” (2Co 4:4).
“Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígiosque, se possível fora, enganariam até os escolhidos” (Mt 24:24).
“E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre” (Ap 19:20).
“E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens. E engana os que habitam na terra com sinaisque lhe foi permitido que fizesse em presença da besta” (Ap 13:13-14).
“Esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade” (2 Ts 2:9-12).
“E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu” (Lc 4:5-17).