Como pregar o modo como congregamos?

É um privilégio ser despertado para a Verdade de estar congregado ao nome do Senhor Jesus somente, fora dos sistemas religiosos criados por homens, com seus templos, clérigos, rituais, dízimos, etc. Mas Deus não nos disse para pregarmos lugar ou modo de congregar; somos exortados a pregar o evangelho, que é: Cristo morreu por nossos pecados e Cristo ressuscitou para nossa justificação.

A grande maioria das pessoas que enchem as igrejas católicas, protestantes, evangélicas, pentecostais, neopentecostais, etc., ignora o que seja o evangelho da graça de Deus. Em muitos desses lugares tudo o que recebem são mensagens motivacionais, de prosperidade, de filosofia, mudança de vida, etc., mas não o evangelho genuíno. E quando se fala de salvação, esta é condicionada a um determinado modo de viver, a seguir a Lei de Moisés ou um conjunto de regras, estar em dia com o dízimo, etc. Mas evangelho sem sangue não é evangelho, portanto fica fácil você identificar se ouvir algo diferente com a etiqueta “evangelho”.

Para estes, uma boa abordagem numa conversa jamais deve ser se gabar de ter ou conhecer alguma verdade, mas sentir a temperatura da água, isto é, tentar descobrir se está conversando com um salvo ou perdido. O fato de alguém se declarar membro de alguma religião cristã não faz dele um salvo, mas apenas um religioso. “Você crê em Jesus como seu Salvador?” seria uma boa pergunta para começo de conversa.

Você ficará surpresa com as respostas, embora a primeira geralmente será afirmativa: “Creio”. Então tente esta: “Você sabe para onde vai se morrer agora?” e aí começam as dúvidas: “Sim, para o Senhor”, ou “para o céu”, dirão alguns com um brilho nos olhos. “Não sei”, “Não tenho certeza...”, “Preciso fazer o melhor que puder..”, “Só Deus sabe...”, “Não tenho ido à igreja...”, “Vou esperar o juízo final...”, “Preciso perseverar até o fim...”, “Ainda não fui batizada com o Espírito Santo...”, “Não estou entre os vencedores...”. Tudo isso denota falta de entendimento do que é o evangelho e da certeza que Jesus quer que tenhamos, que ele deixou muito claro nestas palavras:

Em verdade, em verdade vos digo: quem OUVE a minha palavra e crênaquele que me enviou tema vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus” (Jo 5:24-25).

Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor [garantia] da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória” (Ef 1:11-14).

Pronto, só com isso você já terá muita conversa para ajudar a pessoa a encontrar a libertação pela certeza de sua salvação eterna. Se for alguém nascido de novo talvez ainda não seja alguém convertido, portanto é hora de passar da incerteza de rm 7 para a certeza de @@Romanos 8 (leia os dois capítulos e repare no contraste).

Mas se alguém perguntar onde e como você congrega lembre-se de dizer que congrega ao nome, ao único nome, ao nome de Jesus, porque é assim que ele pediu que estivéssemos congregados pelo Espírito. A importância não está onde, nem comocongregamos, mas a que nome. Em Deuteronômio 12 Deus ordenou que os israelitas não adorassem em qualquer lugar, mas somente onde o Senhor colocasse o seunome.

Até dois mil anos atrás, o lugar onde estava o nome do Senhor era Jerusalém, e o que mantinha os judeus unidos e protegidos como em um aprisco ou redil era a Lei, que lhes servia de aio. Mas quando o Senhor prometeu que tiraria as ovelhas do aprisco (figura de Israel guardada por cercas da Lei) e as traria para fora, a única coisa que as manteria unidas não seriam dogmas, maneiras, regras ou algum líder carismático. A Pessoa do Pastor que é Cristo seria o centro delas, e estariam em redor dele como a limalha de ferro que é atraída pelo imã. É a pessoa do pastor que agrega as ovelhas, como ocorre com um rebanho natural. Coloque qualquer outro nome nisso e você pode até ser cristão, mas não está reunido ao nome.

Lembre-se de que a passagem de Mateus 18:20 não diz “onde dois ou trêsse reuniremao meu nome”, como aparece erroneamente em algumas versões, mas “onde dois ou trêsestiverem reunidosao meu nome”. Existe aí a figura oculta de um Reunidor, que é o Espírito Santo. As frutas não ficam juntas a não ser que exista a cesta que as mantêm reunidas, assim é o trabalho do Espírito reunindo os crentes ao nome de Jesus.

Só por aí você já percebe que seria inútil pregar lugar ou modo de reunir, porque esse trabalho é do Espírito, não nosso. Nossa tarefa é evangelizar, e não buscar membros para uma reunião ou assembleia. Tudo o que podemos fazer é esclarecer quando alguém pergunta, mas pode ter a certeza de que tudo o mais deve ser deixado para a ação do Espírito.