Existe uma contradição no fato de Deus se arrepender?

Você enviou um _meme_que estaria circulando e apontando para uma aparente contradição em 1 Samuel 15. No versículo 11 diz que Deus se arrependeu e no versículo 29 diz que Deus não se arrepende. Seria isso uma contradição?

Obviamente não existe contradição alguma, exceto na cabeça de pessoas que não conhecem linguagem ou fazem de conta que não conhecem só para atacar a Bíblia. Arrepender-se de um pecado é algo impossível a Deus que nunca pecou, não peca e jamais pecará. Se a pessoa que apontou a suposta “contradição” fosse honesta teria visto que a palavra que antecede a afirmação de Deus é “não mente”, portanto deixando muito claro que está falando de um pecado. A pergunta de quem sabe analisar um texto é: “Deus não se arrepende de que?” A resposta é “de mentir”, que é o verbo que antecede o“arrepender”.

E também aquele que é a Força de Israel não mente nem se arrepende; porquanto não é um homem para que se arrependa” (1Sm 15:29).

É impossível a Deus mentir ou pecar, portanto nunca se arrependeu e nem se arrependerá. Porém Deus pode muito bem voltar atrás, que é outro significado da palavra arrependimento, se decidir seguir por um caminho diferente do que tinha seguido antes. Foi o caso nos versículos 10-11: “Então veio a palavra do Senhor a Samuel, dizendo: Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras”. Ou seja, ele provou que não devia ter colocado Saul como rei segundo o pedido e expectativa do povo de Israel. Por isso Deus iria agora deixar de lado o “Plano A” — ou arrepender-se — e partir para o “Plano B”.