Meu filho que tem paralisia cerebral pode ser batizado?

Não vejo nenhuma restrição na Bíblia a você batizar seu filho, mesmo que ele não entenda por ter sofrido paralisia cerebral durante o parto. Eu batizei meu filho que tem paralisia cerebral, quando nós o adotamos aos quatro anos de idade. O batismo não salva, mas coloca a criança a salvo, no sentido de introduzi-la na esfera cristã. Quem não é batizado é pagão. O importante não é quem batiza ou onde a pessoa é batizada, mas a quem ela é batizada, isto é, a Cristo.

Leia Efésios 4:4-6 de trás para frente e, para entender, imagine que o texto esteja falando de três círculos da humanidade, A-B-C, um dentro do outro, como você se estivesse estudando a teoria dos conjuntos que aprendeu no ginásio:

A)Um só Deus e Pai [no sentido de Criador] de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.”(Ef 4:6) — Este é o círculo ou conjunto maior da Criação que inclui pagãos, cristãos professos e cristãos salvos.

B)Um só Senhor, uma só fé, um só batismo”(Ef 4:5) — Este círculo médio, dentro do maior, inclui todos os cristãos nominais e os salvos, mas não os pagãos. Pessoas que reconhecem que Cristo é Senhor, professam uma mesma fé cristã e foram batizados no batismo cristão.

C)Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação”(Ef 4:4) — Este círculo menor, dentro dos outros dois, inclui apenas os salvos por Cristo, pois são membros de seu Corpo e habitados pelo Espírito Santo.

O batismo tira a pessoa do círculo A da Criação e a coloca no B dos que levam sobre si o nome de Jesus, o que se recebe pelo batismo. Mas isto apenas não salva, a menos que a pessoa creia em Jesus como Salvador, o que a leva para o círculo C onde estão apenas os membros do corpo de Cristo, do qual ele é a Cabeça. O convertido passa a fazer parte do círculo C quando é salvo por Jesus.

Eu não quis deixar meus filhos entre os pagãos do círculo A e tratei logo de introduzi-los na esfera cristã, pois este é um princípio que encontro em figura ao longo das Escrituras e associado ao batismo. Será que Noé teria deixado para trás algum neto por ser criança ou sofrer de paralisia cerebral? No entanto aquela água toda que inundou o mundo era uma figura do batismo : “...quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água; que também,como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo,não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo” (1 Pe 3:20).

Quando Moisés atravessou o mar será que deixou para trás crianças e deficientes? E a travessia do mar é figura do batismo. “Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar.E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar” (1Co 10:1-2).

Antes que você retruque, NÃO, a Bíblia não ensina batismo de crianças, mas SIM, a Bíblia fala de batismo de famílias inteiras, e isso incluía até os servos ou escravos. “E, depois que [Lídia] foi batizada, ela e a sua casa ... e logo [o carcereiro] foi batizado, ele e todos os seus... E batizei também a família de Estéfanas”(At 16:15,33; 1Co 1:16).