Sem fé estou perdido?

A fé é um dom de Deus, uma dádiva, um presente, não é algo que recebamos por nossos esforços ou preparo. Portanto, não se preocupe em medir se a sua fé está pouca ou muita. Assim como a salvação, que é por graça e dada por Deus, a fé não vem de nós. Lembre-se também de que “a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”. (Hb 11:1).

Obviamente “sem fé é impossível agradar a Deus porque” (você se esqueceu da parte principal) “pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.” (Hb 11:6). Por conseguinte, quem não crê que Deus existe e recompensa aqueles que o buscam não pode agradar a Deus; é impossível que o faça. Aqui não está tratando do tamanho ou qualidade da fé, mas de existir ou não fé. Quem não crê em Deus o faz mentiroso. Pergunto: alguém que chame a Deus de mentiroso irá agradá-lo? De jeito nenhum.

(1 João 5:10) “Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Quem não crê em Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca de seu Filho”.

Quando você diz que se não tiver fé não estará agradando a Deus e, se não agrada a Deus, será condenado, faz sentido. Porque se você não tiver fé suficiente para crer em Deus e no seu Filho Jesus, irá duvidar da existência dele e o considerará mentiroso. Uma pessoa salva jamais iria fazer tal coisa.

Não misture, porém, a fé que salva com a fé que vê resultados (tipo mover montanhas). Quer o Senhor tenha falado da fé que move montanhas de forma simbólica ou literal, em qualquer caso essa fé só pode existir em sujeição a Deus e à sua vontade. Quero dizer, se eu quiser mover uma montanha (literal ou não) e isso não for da vontade de Deus, então não posso culpar a Deus se a montanha não sair do lugar.

(Mt 21:22) “E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão”.

(Tg 4:3) “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites”.

A fé da vida diária, para mover pequenas e grandes montanhas, não funciona sem oração e comunhão com Deus. Se pedirmos qualquer coisa com fé, ele fará, mas é claro que isso que ele fará está condicionado a termos pedido aquilo que ele gostaria que pedíssemos que ele fizesse. É uma questão de comunhão. Quando andamos em comunhão com Deus passamos a entender melhor sua vontade e acabaremos orando e pedindo aquilo que ele deseja, e então ele realiza o pedido (que afinal era a vontade dele mesmo).