Existem erros no texto da Bíblia?

Sua dúvida está nas contradições que encontrou nos textos abaixo:

Qual a idade de Acazias?

(2 Rs 8:26) “Acazias tinha vinte e dois anos quando começou a reinar”.

ou

(2 Cr 22:2) “Tinha quarenta e dois anos quando começou a reinar [Acazias]”.

Quantos cavalos tinha Salomão?

(1 Rs 4:26) “Tinha Salomão quarenta mil cavalos em estrebarias para os seus carros”.

ou

(2 Cr 9:25) “Tinha Salomão quatro mil cavalos em estrebarias para os seus carros”.

É bem provável que estes sejam erros de transcrição que, obviamente, não comprometem o texto todo. É preciso lembrar que todos os textos que temos hoje são cópias de cópias, ou seja, nenhuma bíblia foi feita com base no manuscrito original. Por exemplo, ninguém tem os manuscritos de Moisés, ou de Davi, ou dos profetas, mas apenas cópias. As coisas se estragavam com o tempo e era preciso fazer novas cópias. Com isso é normal que alguns copistas se distraíssem e pode ser o caso aqui, embora geralmente a Bíblia seja feita com base em mais de uma cópia de manuscrito justamente para comparar e evitar coisas assim.

No caso da idade de Acazias existe um consenso de que o copista de 2 Crônicas errou e escreveu “quarenta” onde devia escrever “vinte”. Fazemos isso o tempo todo, quando fazemos um “7” que pode se parecer com “1” ou um “m” que pode ficar parecido com “n”. Lembre-se de que era tudo feito à mão.

No caso dos cavalos, os comentários que encontrei são que podem estar tratando de coisas diferentes ou podem ser também erro de cópia, já que “arbaim” (quarenta) e “arbah” (quatro) podem ser confundidos. Ou então em um caso está falando de quantos cavalos havia em todas as estrebarias (40 mil), e no segundo o número de cavalos em cada estrebaria (4 mil).

De qualquer modo estes são detalhes que não colocam em dúvida a totalidade da mensagem das Escrituras e podem ocorrer em qualquer cópia ou transcrição, já que são homens que fazem isso.