Existe uma contradição no Evangelho de Marcos 2:26?
Você citou uma suposta contradição em Marcos 2:26 porque quando se examina a passagem do Antigo Testamento que Jesus está citando (1 Sm 21, 1-6) vê-se que Davi não teria feito aquilo quando Abiatar era o sumo sacerdote, mas, de fato, quando o sacerdote era Ahimelec, pai de Abiatar.
Vamos examinar o texto:
“Como entrou na casa de Deus, no tempo de Abiatar, sumo sacerdote, e comeu os pães da proposição” Almeida, Revista e Corrigida (1694).
“How he went into the house of God, (at ‘Abiathar the chief priest’) and the loaves of the presentation did eat” Young's Literal (1862).
“How he entered into the house of God, in (the section of) Abiathar (the) high priest, and ate the shew-bread” J. N. Darby Translation (1890).
Repare que a expressão “no tempo de” da tradução em português aparece entre parênteses numa tradução literal e na de JN Darby porque não consta dos originais. Poderia ser lido “como entrou na casa de Deus e comeu os pães da proposição” ou “como entrou na casa de Deus a Abiatar sumo sacerdote e comeu os pães da proposição”.
Ou seja, nos originais não existe o “no tempo de”, portanto é perfeitamente possível que o Senhor se referisse a Abiatar por ter o seu sacerdócio marcado mais a Davi do que o de Aimeleque. Na literatura é comum termos épocas marcadas por alguns homens mais do que outros, e acabarmos nos referindo à época identificada por aquela personalidade.
Para entender a Bíblia é preciso levar em conta o porquê de seu texto ter sido escrito. A Bíblia não é um texto histórico, embora traga registros históricos, não é um texto científico, embora possa acertar alguma coisinha, não é um texto legal, embora algumas partes tenham essa característica. A Bíblia é a revelação de Deus que aponta para seu Filho. “O testemunho de Jesus é o espírito de profecia” (Ap 19:10).
Deus deu a Bíblia principalmente para falar de Cristo, desde Adão e Eva (Cristo e a Igreja), passando pelo animal inocente que morre para cobrir o pecado de Adão e Eva, por todos os sacrifícios do Antigo Testamento, até o coroamento das promessas, Jesus, e a explicação de tudo isso na doutrina dos apóstolos. Não é possível entender o Antigo Testamento sem os Evangelhos, e não é possível entender tudo isso sem as epístolas dos apóstolos.
Tudo o que foi escrito no Antigo Testamento teve sua função na época e tem sua função hoje para o cristão:
“Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos” (1 Co 10:11).
“De sorte que era bem necessário que as figuras das coisas que estão no céu assim se purificassem; mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes.” (Hb 9:23).
“Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras” (Cl 2:16-17).
Perca isso de vista e você não vai entender o Antigo Testamento e nem o objetivo de Deus em sua Palavra.
Por exemplo, “Não viu iniquidade em Israel, nem contemplou maldade em Jacó” (Nm 23:21) não quer dizer que Jacó não tivesse isso, mas que Deus não viu (não quis ver assim como lança no esquecimento os pecados dos que creem em Jesus).
Se ler os dois livros de Samuel e compará-los com os dois livros de Crônicas, verá vários episódios contados de maneira diferente e uma coisa chamará a atenção: em Samuel são detalhados muitos erros cometidos, em Crônicas esses detalhes não aparecem. O adultério de Davi, por exemplo, não aparece em Crônicas, que é um livro para a posteridade. Assim é o Deus que perdoa.
Em Juízes 4, Baraque é visto como um covarde que não quer cumprir sua missão se uma mulher, Débora, não acompanhá-lo. Em Hebreus 11 ele aparece como um dos heróis da fé. Este último é o registro que Deus quer que permaneça. Assim é o perdão de Deus, algo que não existe nas religiões que exigem que o pecador pague por seus próprios pecados, negando a eficácia do sacrifício de Cristo, como ocorre no espiritismo.