Fora da caridade não há salvação?

Você citou uma frase que é frequência constante na literatura espírita, de Allan Kardec a Chico Xavier, e quer saber se concordo. Discordo do espiritismo mas concordo com a frase. Exatamente. Fora da caridade não há salvação. Mas o que é caridade? Meu dicionário diz que é uma “disposição favorável em relação a alguém em situação de inferioridade”. Assim, o rico ajuda o pobre, o saudável ajuda o doente, o forte ajuda o fraco, o maior cuida do menor. E, num caso extremo, um dá a vida pelo outro.

E se subirmos na escala, quem é o maior, que mais pode, que mais faz, que mais cuida? Aquele que tem maior caridade. E “ninguém tem maior caridade do que esta, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos”. Mas a caridade vai a extremos, além de amigos e “Deus prova a sua caridade para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”.

Mas, afinal, que caridade é essa que fora dela não há salvação? Simples. “Nisto está a caridade, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados”. (1 João 4:10).

Fora DESSA caridade não há salvação. Mas há os que relutam em ser o objeto dessa caridade, o receptáculo desse amor. Somente alguém que se ache muita coisa, que não reconheça sua nulidade, ruína e imperfeição, terá a audácia de dizer a Deus: “A MINHA caridade é que me trará salvação”.