Quem disse que o crente não será julgado?

O versículo em João 5:24 é claro. Segue em diferentes versões para você comparar (LITV e YLT são traduções literais do grego para o inglês):

(ACF) “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”.

(ARC) “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”.

(Ave Maria) “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida”.

(Darby) “Verily, verily, I say unto you, that he that hears my word, and believes him that has sent me, has life eternal, and does not come into judgment, but Isaías passed out of death into life”.

(KJV) “Verily, verily, I say unto you, He that heareth my word, and believeth on him that sent me, hath everlasting life, and shall not come into condemnation; but Isaías passed from death unto life”.

(LITV) “Truly, truly, I say to you, The one who hears My Word, and believes the One who has sent Me, has everlasting life, and does not come into judgment, but has passed out of death into life”.

(NVI) “Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida”.

(PJFA) “Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida”.

(YLT) “Verily, verily, I say to you—He who Isaías hearing my word, and is believing Him who sent me, hath life age-during, and to judgment he doth not come, but hath passed out of the death to the life”.

Atente para os tempos dos verbos, que revelam uma transformação na posição do pecador: ouve, crê, TEM, ENTRARÁ, PASSOU. Não diz que terá vida eterna, mas que tem no momento em que crê, o que significa um direito adquirido por graça.

Há diferentes tipos de juízo que você encontra, mas é importante distinguir cada um deles. Na ordem dos eventos proféticos, primeiro vem o arrebatamento da Igreja (os salvos) e dos que morreram em Cristo.

Para estes não há julgamento ou condenação, pois Cristo pagou o preço de sua redenção. Deus seria tão injusto de julgar um crente quanto um juiz humano seria injusto de julgar alguém por um crime que outro confessou e pagou a pena. Cristo confessou nossos pecados (levou sobre si) e pagou a pena.

O que os crentes encontrarão é o Tribunal de Cristo descrito em (2 Co 5:10). “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal”. Em 1 Coríntios, Paulo fala mais desse tribunal que não tem caráter condenatório, mas de apreciação das obras praticadas pelo crente. É algo parecido com um concurso de pintura, onde o que está sendo julgado não é o pintor, mas a qualidade de seu trabalho:

(1 Co 3:12-15) “E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal SERÁ SALVO, todavia como pelo fogo”.

Preste atenção que até mesmo aquele que não fez obra alguma digna de ser aproveitada SERÁ SALVO.

Durante o reino milenar de Cristo haverá julgamentos todas as manhãs, com a aplicação da pena de morte imediata, mas isso é para quem estiver vivendo na Terra (a Igreja estará vivendo no céu). No final há o Grande Trono Branco onde serão julgados todos os que não foram salvos, cujos nomes não estavam no livro. Se reparar em Apocalipse 20 trata-se de um julgamento apenas para dar a sentença, não para saber se a pessoa deve ou não ser salva. Ali todos são condenados.