Como entender o Apocalipse?

A chave para entender o Apocalipse é que é um livro de símbolos, portanto é preciso ter cuidado com a interpretação literal desses símbolos. Outra chave é a divisão que acontece logo no início:

(Ap 1:19) “Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer.”.

Isto cria três grandes divisões:

​1. As coisas que tens visto são aquelas do capítulo 1, ou seja, as que João estava vendo no momento da revelação.

​2. As coisas “que são” nos falam do tempo presente, tanto para João quanto para nós, isto é, de coisas que existiam tanto no tempo de João quanto em nosso tempo: a Igreja. As coisas “que são” são as cartas às sete igrejas, ou capítulos 2 e 3.

​3. As coisas que “depois destas hão de acontecer” nos fala de um futuro do ponto de vista de quem pertence ao tempo das “coisas que são”, que é o tempo atual em que a igreja é o testemunho de Deus no mundo. Se prestar atenção no cap. 4 verá que ele começa com “Depois destas coisas...” e parece haver ali uma figura do arrebatamento, já que João é convidado pelo anjo a subir ao céu e assistir de lá as coisas que acontecerão neste mundo.

Do capítulo 4 em diante é tudo futuro ainda e eu particularmente não creio que estarei aqui para ver acontecer coisas como a grande tribulação, a besta, o anticristo, etc. Para entender melhor o Apocalipse sugiro a leitura dos comentários de Norman Berry em stories.org.br/ap_p.html.