Posso viver despreocupado com o pecado?
Às vezes a gente avança o passo e não percebemos que há lacunas naquilo que expressamos. Ao falar que somos salvos por graça somente, que o crente não entrará em juízo, e que o Tribunal de Cristo (e não o Grande Trono Branco de Apocalipse) não é um julgamento para ver quem vai para o céu e quem vai para o inferno, mas uma avaliação das obras que praticamos para receber ou não galardão (prêmio), eu NÃO DISSE que podemos viver sem preocupações com o pecado e tampouco que não importa o que façamos. Você não entendeu o que eu disse. Vamos passo a passo:
Você crê na Palavra de Deus?
(2Tm 3:16) “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça,”.
Você crê que Jesus é Deus vindo em carne?
(1 João 4:2) “Nisto conhecereis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;”.
(1 João 5:20) “E sabemos que já o Filho de Deus é vindo e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna”.
Você crê que a morte dele na cruz tirou o pecado (singular) do mundo?
(Jo 1:29) “No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.
(Hb 9:26) Doutra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas, agora, na consumação dos séculos, uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo”.
Você crê que ele levou sobre si os pecados (plural) de muitos?
(Hb 9:28) “Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação”.
Você crê que ele levou sobre si os SEUS (de você) pecados?
(1 Pe 2:24) “Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados”.
Você crê que você tem a vida eterna?
(1 João 5:12) “Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida”.
Você crê que já passou da morte para a vida no momento em que creu?
(Jo 5:24) “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”.
Você crê que não entrará em condenação?
(Jo 3:18) “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus”.
Você crê que NENHUMA condenação há para você agora?
(Rm 8:1) “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”.
Você crê que nada e nem ninguém (nem mesmo você) pode arrancar você das mãos do Pai?
(Jo 10:28) “E dou-lhes a vida eterna, e NUNCA hão de perecer, e NINGUÉM as arrebatará das minhas mãos”.
(Jo 10:29) “Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e NINGUÉM pode arrebatá-las das mãos de meu Pai”.
Você crê que não foi de si mesmo que você foi a Jesus, mas o Pai deu você a Jesus de antemão?
(Jo 6:44) “Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último Dia”.
Você crê que foi eleito e predestinado por Deus para a salvação?
(Ef 1:4) “como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade, e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor e glória da sua graça, pela qual [ELE] nos fez agradáveis a si no Amado. Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, que ele tornou abundante para conosco em toda a sabedoria e prudência descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade”.
Se responder sim, então é exatamente o que também creio. Se responder não, então é melhor buscar na Palavra de Deus porque tudo isso é afirmado claramente lá.
Então, se Jesus levou sobre Si os seus pecados, quando você entrar na presença de Deus onde estarão os seus pecados? Terão sido levados por Jesus, e nenhum mais restará que não tenha sido pago. Se achar que Jesus pagou só os que você cometeu até o dia de sua conversão, quem pagará pelos outros? (Hb 9:26) “Doutra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas, agora, na consumação dos séculos, uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo”.
Eu também briguei muito antes de compreender a GRAÇA de Deus e que eu não tinha qualquer parte em minha salvação, pois até a fé para crer precisei receber de Deus. Quando percebi isso eu não apenas passei a considerar uma tremenda ofensa a Deus achar que pudesse existir em mim algo de bom que tivesse desejado Deus, como em meu novo homem passei a sentir aversão por tudo aquilo que pudesse desonrar meu Senhor e que foi a razão de Seu sofrimento na cruz.
Admitir que Deus nos elegesse antes da fundação do mundo e que recebemos a salvação por pura graça não é dar carta branca ao pecado, pelo contrário. Alguns acham que quando você tira da equação o terror de perder a salvação e ser lançado no lago de fogo muitos acabariam tratando o pecado com leviandade, mas o que acontece é o contrário. Valorizamos ainda mais a Pessoa e obra de Cristo na cruz.
Lembre-se de que terror era o que não faltava para o povo no Antigo Testamento. Enquanto o monte fumegava e o céu era iluminado por raios e a terra tremia ao som dos trovões, o povo de Israel adorava os bezerros de ouro ao pé do monte fumegante. O medo não leva ninguém a Deus. É com “cordas de amor” que Deus nos atrai ao Senhor Jesus.
(Os 11:4) “Atraí-os com cordas humanas, com cordas de amor; e fui para eles como os que tiram o jugo de sobre as suas queixadas; e lhes dei mantimento”.
Mario Persona é palestrante, professor e consultor de estratégias de comunicação e marketing e autor dos livros “O Evangelho em 3 Minutos Mateus”, “Quero um refil!”, “Crônicas para ler depois do fim do mundo”, “Dia de Mudança” (também em inglês como “Moving ON”), “Marketing de Gente”, “Marketing Tutti-Frutti”, “Gestão de Mudanças em Tempos de Oportunidades”, “Receitas de Grandes Negócios” e “Crônicas de uma Internet de verão”.
Nas horas livres o autor dedica-se a escrever e traduzir textos e livros sobre a Palavra de Deus. Estes são publicados em:
3minutos.net O evangelho em 3 minutos (texto, vídeo e MP3)
3minutegospel.net O evangelho em 3 minutos em inglês
3minutospodcast.blogspot.com Podcast
youtube.com/mp3minutos Vídeos Evangelho em 3 Minutos
respondi.com.br Seleção de respostas sobre a Bíblia
stories.org.br Histórias de Verdade (inglês/português)
stories.org.br/chaday Comentários de N. Berry
stories.org.br/doze.html “Doze Cartas” E. Dennett
manjarcelestial.blogspot.com Edificação, exortação e consolação
aordemdedeus.blogspot.com Livro “God’s Order” B. Anstey.
questoesprofeticas.blogspot.com “Future Events” W. Scott
acontecimentosprofeticos.blogspot.com “Prophetic Events” B. Anstey
umcorpo.blogspot.com “The One Body in Practice” B. Anstey
aoseunome.blogspot.com “Questions Young People Ask“ Bruce Anstey
edward-dennett.blogspot.com Textos de Edward Dennett
dispensacao.blogspot.com “A Dispensational or a Covenantal Interpretation of Scripture Which Isaías the Truth?” B. Anstey
querocontar.net Blog de seu filho portador de paralisia cerebral.
Mario Persona participou também como autor convidado das coletâneas “Os 30+ em Atendimento e Vendas no Brasil”, “Gigantes do Marketing”, “Gigantes das Vendas”, “Educação 2007”, “Professor S.A.” e “Coleção Aprendiz Legal”, além de ter sido citado como “Case Mario Persona” no livro “Os 8 Pês do Marketing Digital”. Traduziu obras como “Marketing Internacional”, de Cateora e Graham, “Administração”, de Schermerhorn, “Liberte a Intuição”, de Roy Williams, além de diversos livros de comentários sobre a Bíblia.
É convidado com frequência para palestras, workshops e treinamentos de temas ligados a negócios, marketing, comunicação, vendas e desenvolvimento pessoal e profissional. Alguns temas são:
Gestão de Mudanças, Criatividade e Inovação, Clima Organizacional,
Gestão do Conhecimento, Comunicação, Marketing e Vendas, Satisfação do Cliente, Oratória, Marketing Pessoal, Qualidade Vida-Trabalho, Administração do Tempo, Segurança no Trabalho, Controle do Stress e Meio-Ambiente
Livros por Mario Persona:
Crônicas de uma Internet de Verão
Receitas de Grandes Negócios
Marketing Tutti-Frutti
Gestão de Mudanças em Tempos de Oportunidades
Marketing de Gente
Dia de Mudança
Moving ON (inglês)
Crônicas para ler depois do fim do mundo
Eu quero um refil!
Meu carro sumiu!
O Evangelho em 3 Minutos Mateus
O Evangelho em 3 Minutos João
O que respondi Volumes 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9
Os livros e e-books de Mario Persona estão nos endereços: Smashwords.com, Bookess.com, Amazon.com, ClubedeAutores.com.br, Lulu.com, Perse.com.br, Livrorama.com.br, iTunes.com e Createspace.com
Livros em formato impresso: www.clubedeautores.com.br/authors:574
Gostou deste livro? Entre em contato com o autor:
Mario Persona
contato@mariopersona.com.br
Acervo Digital Cristão