Membros de denominações não são seus irmãos?

Sua pergunta foi: “Vocês, reunidos ao nome do Senhor, reconhecem os membros dessas igrejas (não só essas, mas todas as que ainda pregam um evangelho saudável), como irmãos em Cristo?”. O problema da pergunta está em colocar “membros dessas igrejas” como elemento qualificador. Nada na Bíblia nos autoriza a julgarmos se alguém é salvo ou não pelo fato de essa pessoa pertencer ou não a uma determinada organização chamada “igreja”.

Só existe uma igreja na Bíblia, e é aquela que Cristo comprou com seu próprio sangue. O fato de estarmos congregados ao nome do Senhor somente é por não reconhecermos a existência de qualquer outra igreja que não seja o corpo de Cristo. E o corpo de Cristo inclui todos os salvos por Cristo, independentemente de onde eles estejam ou de que igreja se fizeram “membros”. A propósito, na Bíblia não existe a expressão “membro de igreja”, existe “membro do corpo”. Como o Corpo é só um, de que corpo essas pessoas estariam se fazendo membros, já que Deus não reconhece outro?

A resposta curta é “Não”, membros de igrejas não são irmãos em Cristo. Mas se esses membros de igrejas forem realmente convertidos a Cristo, então a resposta é “Sim”, são irmãos em Cristo. Mas não é o “serem membros de igrejas” que fazem delas pessoas salvas e membros do Corpo de Cristo, mas a fé na morte e ressurreição do Senhor e a habitação do Espírito Santo de Deus, pois “se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele” (Rm 8:9).