Quem são as grávidas e as que amamentam de Mateus 24?
Sua dúvida é quem seriam as grávidas e as que amamentam em Mateus 24:19, e se essas mulheres e seus filhos sofrerão danos diretos em si mesmos no tempo da grande tribulação. Infelizmente, a resposta é que a expressão “ Ai...” usada pelo Senhor significa mesmo dor física, sofrimento e morte.
(Mt 24:15-22) “ Quando, pois, virdes estar no lugar santo a abominação de desolação, predita pelo profeta Daniel (quem lê, entenda), então os que estiverem na Judéia fujam para os montes; quem estiver no eirado não desça para tirar as coisas de sua casa, e quem estiver no campo não volte atrás para apanhar a sua capa. Mas ai das que estiverem grávidas, e das que amamentarem naqueles dias! Orai para que a vossa fuga não suceda no inverno nem no sábado; porque haverá então uma tribulação tão grande, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá. E se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias”.
Desde a queda do homem Deus tem trabalhado no sentido de ser misericordioso, porém o homem sempre rejeita a Deus. No Antigo Testamento dizia que Deus visitaria a maldade dos pais nos filhos por gerações, e isso nos mostra como são graves as consequências de nossas escolhas erradas.
Mateus 24 é dirigido ao povo judeu, o mesmo que rejeitou o Messias e irá sofrer por isso. Hoje os judeus estão de volta à terra, mas em incredulidade, isto é, não como o cumprimento da profecia que diz que o próprio Deus os levará para lá. Por terem voltado por iniciativa própria, eles nada mais do que agravaram sua própria situação, pois é ali mesmo que cairão os juízos descritos em Mateus 24. Do povo judeu, que estiver na terra de Israel por ocasião da grande tribulação, apenas um terço sobreviverá.
(Zc 13:8-9) “ Em toda a terra, diz o Senhor, as duas partes dela serão exterminadas, e expirarão; mas a terceira parte restará nela. E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O Senhor é meu Deus”.
Portanto, quando você lê “ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias” está lendo sobre as mulheres judias e seus filhos, que sofrerão o dano das escolhas erradas daquele povo, ou da rejeição de seu Messias.