Como assim “salvar-se-á dando à luz filhos”?

Sua dúvida está em 1 Timóteo 2:15: “ Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos , se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação". Para entender a passagem é preciso ler o contexto e muito mais, pois tudo começou no Gênesis.

Vamos ao contexto de 1 Timóteo 2:11-15 “ A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado , mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos , se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação”.

A história toda começa em Gênesis, com a queda do homem:

(Gn 3:1-6) “ Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher : É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela ” .

Juntando tudo descobrimos que Adão não foi enganado pela serpente (Satanás — Ap 12:9), mas Eva sim. Adão talvez não tenha desejado que a mulher fosse adiante sozinha em seu erro, por isso permaneceu ao lado dela. Neste sentido Adão é um tipo de Cristo, o noivo que toma sobre si a culpa da noiva, a Igreja, e é castigado por isso.

Por ter sido enganada, Deus quer preservar a mulher de outros enganos mantendo-a em submissão ao marido e evitando que ela ensine doutrina, seja ao marido, seja na reunião da assembleia (ou igreja) como aprendemos de 1 Coríntios 14:34-37:

“ As mulheres estejam caladas nas igrejas, porque lhes não é permitido falar ; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é indecente que as mulheres falem na igreja. Porventura, saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós? Se alguém cuida ser profeta ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor ” .

Para entendermos essa proibição é preciso ler Efésios3:10: “ para que, agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus ” . Quando a igreja está congregada, os anjos (principados e potestades nos céus) são assíduos espectadores, pois desejam conhecer a multiforme sabedoria de Deus que o Espírito revela pela Palavra de Deus que é ministrada pelos irmãos. Lembre-se de que os anjos que não caíram em pecado não sabem o que é ser redimido como os seres humanos são quando creem em Jesus, e os anjos que caíram jamais terão chance de receberem perdão.

Os anjos que hoje assistem os crentes congregados em um corpo provavelmente estiveram no Éden e viram a mulher sendo enganada por Satanás. Talvez esta seja outra razão da proibição para que a mulher ensine na assembleia, além do fato de ela estar mais vulnerável ao erro. Lembre-se de que a ordem em 1 Coríntios 11 para que a mulher cubra a cabeça em sinal de submissão ao homem foi dada “por causa dos anjos”.

Depois da queda, Deus declara algumas coisas que são importantes a este respeito:

(Gn 3:14-17) “ Então, o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás mais que toda besta e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás e pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceição; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida”.

Resumindo o que diz a passagem:

1. A serpente (Satanás) foi amaldiçoada por Deus.

2. A serpente passaria a ser inimiga da mulher.

3. A serpente feriria o calcanhar da semente da mulher (Jesus).

4. A semente da mulher (Jesus) feriria a cabeça da serpente (na cruz).

5. Por ter ganho um inimigo de peso (a Serpente) Deus ordena que a mulher mantenha-se submissa ao marido.

6. Por ter dado ouvidos à mulher em seu engano, o homem é sentenciado a sofrer para ganhar seu sustento.

Agora podemos entender melhor o que diz em 1 Timóteo. A única maneira de Deus trazer ao mundo o Salvador, aquele que esmagaria a cabeça da serpente, seria através de uma mulher que quisesse ter filhos. Antes que alguma mulher pense que a maternidade seja uma posição inferior à do homem, leia com atenção o que vou repetir: O Salvador só poderia vir ao mundo por meio de uma mulher . Jesus não teve pai humano, mas teve mãe humana. O homem era, por assim dizer, dispensável no processo da vinda do Salvador ao mundo. A mulher não.

Dada a imensa importância da mulher na obra da salvação do mundo, Deus quis “ salvá-la” da influência de seu arqui-inimigo, o Diabo. A verdade de que a serpente passaria a ser inimiga da mulher persiste até hoje, daí Deus preferir não expor a mulher para que ela não volte a ser enganada pelo Diabo. Mas essa salvaguarda a mulher só tem enquanto permanece na posição que Deus reservou para ela, que é a descrita em 1 Timóteo. Este “ salvar-se-á” não se refere à salvação de sua alma, mas a mantê-la a salvo do ataque da serpente.

Sabendo que Deus quis dar à mulher um lugar de proteção contra a influência do Diabo, não é de admirar que esta doutrina do lugar da mulher tenha sofrido tantos ataques e esteja hoje tão desacreditada. E não poderia ser diferente. Vivemos em tempos de apostasia (abandono da verdade), em um estado de ruína muito parecido com o que é descrito pelo último versículo do livro de Juízes, que relata um dos períodos mais tristes da história de Israel. Naquele livro você encontra mulheres no papel de juízas porque os homens tinham falhado em manter sua posição.

“ Naqueles dias, não havia rei em Israel, porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos ” . (Jz 21:25).