Qual a idade mínima para ser batizado?

Não existe qualquer indicação de idade para alguém ser batizado. Eu batizei meus filhos, pois creio que o batismo introduz a criança na esfera cristã. Parece existir uma associação do batismo neste sentido com a saída dos hebreus do Egito, quando as crianças passaram pelas águas juntamente com os adultos, pois não iriam deixá-las no Egito (símbolo do mundo).

Quando o carcereiro foi batizado, sua família foi batizada junto e não é dito quais eram as idades. Eu batizei meus filhos quando ainda eram bebês e eles vieram a crer mais tarde, mas ainda na infância. Eu creio que os pais cristãos devem batizar seus filhos, porque o batismo os introduz na esfera da profissão cristã.

Alguns irmãos entendem que somente depois de crer é que a pessoa deva ser batizada, e às vezes a alegação é de que, no caso da criança, ela deve ter idade suficiente para tomar a decisão se seguirá ou não a Cristo. Mas mesmo os pais que acreditam assim criam seus filhos no temor do Senhor, ensinam a Palavra a eles e, de certa forma, procuram mantê-los na esfera cristã (embora tecnicamente eles seriam pagãos enquanto não fossem batizados).

O modo de batizar fica claro na Palavra de Deus que é em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O batismo que encontro na Bíblia é por imersão, mas como a forma não foi incluída na fórmula, não se pode criar uma regra a respeito disso. Se existe a possibilidade de se batizar por imersão, então é o mais adequado pelos textos que temos. Se a pessoa está doente numa UTI, obviamente ninguém irá querer que entre na água, aí se pode usar outra forma. Normalmente isso é um trabalho para um irmão fazer, mas como já disse, não existe uma regra e se a única possibilidade de alguém ser batizado for através de uma mulher, eu não acredito que Deus preferiria que a pessoa deixasse de ser batizada por isso.

Mas este é um assunto que acaba ficando para a consciência de cada pai, porque não existe uma indicação clara. Meu genro pretende batizar seu filho que nasceu, só quando ele tiver idade para decidir pelo batismo, pois é assim que enxerga. Isso não é motivo para divisão.

O batismo é sempre uma iniciativa de quem batiza (ide... e batizai) e não de quem é batizado. Mesmo assim, devido à confusão que existe hoje na cristandade, um novo convertido pode ficar em dúvida se o batismo que recebeu na “igreja A ou B” foi bíblico. Na dúvida, nada impede de ser batizado “de novo”.

Creio que o maior equívoco é que muitos cristãos consideram o batismo como uma forma de ser adicionado à igreja, o que não é o caso. Pior ainda é achar que o batismo é a porta de entrada para uma determinada denominação.