O Brasil ainda precisa ser evangelizado?

Você menciona que o Brasil, assim como outros países ocidentais, é predominantemente cristão (católicos, evangélicos, etc.) e sua dúvida é se um país assim deve ser evangelizado, já que todos conhecem o evangelho.

É claro que o Brasil precisa ser evangelizado, porém de um modo diferente daquele utilizado para evangelizar uma tribo de índios ou um país muçulmano. É um engano achar que a população de um país cristianizado como o Brasil já conheça o evangelho. As pessoas conhecem a religião, mas não o evangelho da graça de Deus.

No fundo, pagãos, muçulmanos, espíritas, católicos, evangélicos etc. acreditam mesmo numa salvação por obras, e não pela simples fé no Salvador Jesus. Pergunte a qualquer pessoa na rua o que é preciso para ser salvo e ela responderá que é preciso ser bom. Poucos percebem que o padrão é Deus (ou Jesus, o Homem perfeito) e que jamais alcançarão tal padrão.

A Lei dada a Moisés (Os 10 mandamentos e as três centenas de preceitos que os acompanhavam) veio justamente para provar a incapacidade do homem de andar segundo o padrão divino.

Você deve estar surpreso por eu ter incluído “evangélicos” como pessoas que acreditam numa salvação por obras, mas a realidade é essa. Os evangélicos costumam ter uma mensagem pronta na ponta da língua que diz “Crê no Senhor Jesus e serás salvo”, porém depois vêm os “anexos” a este contrato: batismo, ser membro de uma denominação, dar o dízimo, vestir-se de maneira tal, etc.

Pergunte a um evangélico pentecostal se é possível ele perder a salvação e ele provavelmente responderá que sim, se deixar de obedecer a Deus. Considerando que desobedecemos a Deus o tempo todo até por pensamento, uma salvação assim seria impossível a qualquer ser humano.

A grande maioria deles professa crer na salvação pela fé, mas creem mesmo é na manutenção dessa salvação pelas obras, o que não é diferente da fé católica, espírita ou muçulmana, por exemplo. Ou seja, se eu me comportar bem, vou para o céu. Se me comportar mal, vou para o inferno. Não é isso o que você encontra na doutrina dos apóstolos.

Portanto, se você crê realmente em Jesus como seu Salvador, vá adiante e evangelize as pessoas, anunciando um evangelho sem mistura e baseado na graça de Deus e no sacrifício já consumado de Jesus na cruz. Ali ele pagou por TODOS os nossos pecados para não precisarmos pagar eternamente por eles.

Mas se você não tem certeza de sua própria salvação ou acredita que pode perdê-la por algum motivo, então ainda não creu no evangelho de Cristo, mas numa mescla de evangelho de Cristo e dos homens. Além disso, não está considerando seu velho homem mortificado, mas está confiando que ainda pode tirar algo de bom desse que foi considerado por Deus um cadáver putrefato e que Paulo chamou de “corpo dessa morte” em Romanos. Sugiro que leia atentamente a carta de Paulo aos Gálatas.