Quantos apóstolos existem?

Com tanta gente hoje adotando o título “apóstolo” antes do nome, como se fosse “doutor”, não é de admirar que muitos fiquem sem saber se devem ou não acreditar nesses “apóstolos”.

Sua dúvida é sobre Andrônico, Júnias e Barnabé, que também seriam chamados de apóstolos. Quanto aos dois primeiros, a passagem diz: “ Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes e meus companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em Cristo.” (Rm 16:7).

Júnias pode ser uma forma reduzida de Junianus. Se for o caso, trata-se de nome de homem. Mas, como é mais provável, se for Júnia como nome feminino do jeito que aparece em algumas versões, pode ser esposa ou irmã de Andrônico. Quanto à opinião de alguns de que eram apóstolos, vamos analisar mais de perto.

“ Os quais [Júnias e Andrônico] se distinguiram entre os apóstolos” . Creio que o sentido seja o mesmo de “ os quais ganharam a admiração dos apóstolos” . Como provavelmente tenham se convertido antes de Paulo, “ que foram antes de mim em Cristo” , devem ter sido frutos da obra de Pedro e dos outros nos primeiros dias da igreja, atraindo sobre si mesmos uma estima especial dos apóstolos.

Como a Bíblia não se interpreta com versículos isolados, basta darmos uma olhada nas prerrogativas para ser um apóstolo e qual a posição ocupada pela mulher na igreja para ficar claro que não se tratava de “uma apóstola” como alguns querem crer.

A mesma conclusão acima pode ser aplicada a Andrônico. Quanto aos outros apóstolos que aparecem na Bíblia, segundo as notas de Scofield, a palavra ‘apóstolo’, com o significado de ‘enviado’, é usada sempre para os doze que foram chamados para aquele ofício pelo Senhor durante seu ministério terreno, exceto em Hebreus 3:1, onde é usada para o próprio Senhor.

“ Pelo que, santos irmãos, participantes da vocação celestial, considerai o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus”.

Em outros sentidos ela é usada para Paulo, chamado para o apostolado pelo próprio Senhor ressuscitado e ascendido ao céu; para Barnabé (Atos 14:14) especialmente designado pelo Espírito Santo (Atos 13:2); para Matias, escolhido por sorte pelos onze para tomar o lugar de Judas Iscariotes (Atos 1:16-26), do qual é dito que “ foi ele contado com os onze apóstolos” . (Atos 1:26).