Palavras como “arco-íris” vêm do paganismo?

Entendo sua preocupação, que está em dizer palavras ou nomes que representem deuses ou símbolos pagãos, neste caso, a “Íris”, nome de uma deusa contido na palavra “arco-íris”.

Não se preocupe com essas coisas, porque se tentar evitar essas coisas terá de sair do mundo. Toda a nossa cultura está permeada de culturas e religiões pagãs. Nossa língua está cheia de palavras de origem pagã, sejam gregas, romanas ou até africanas, como “oxalá”. Se deixar de usar palavras que façam referência a deuses pagãos, precisará deixar de usar o calendário:

Janeiro: homenagem a Jano, deus da mitologia romana.

Fevereiro: inspirado em Februs, deus da morte e da purificação na mitologia etrusca.

Março: deriva do deus romano Marte.

Abril: derivado de Aprus, o nome etrusco de Vénus, deusa do amor e da paixão.

Maio: derivado da deusa romana Bona Dea da fertilidade. Outras versões apontam que a origem se deve à deusa grega Maya, mãe de Hermes.

Junho: derivado da deusa romana Juno, mulher do deus Júpiter.

Julho: deve o seu nome ao ditador romano Júlio César.

Agosto: em honra do imperador César Augusto. (fonte: Wikipedia)

Sugestão: deixe de se preocupar com o mal (como aqueles que ficam procurando coisas em filmes do Walt Disney), porque você vai encontrar o mal em tudo o que há no mundo, pois são coisas do mundo. Ora, o mundo jaz no maligno, o dinheiro que usamos é sujo, a arquitetura, a moda, a indústria, o entretenimento, tudo isso é parte de um mundo que foi construído pouco a pouco pelos descendentes de Caim.

O jeito é nos ocuparmos com Cristo, porque é melhor ocupar sua mente com o bem do que com o mal, ainda que seja com a intenção de combatê-lo. A ordem é se afastar do mal, não ficar se ocupando com ele.