Os cristãos são intolerantes?

Li atentamente o texto que você indicou de autor espírita criticando a “intolerância religiosa” dos que se dizem salvos. Selecionei algumas afirmações do autor para comentar:

Você escreveu: “Será correto pensar que há apenas um caminho para o homem chegar a ele?”.

Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. (Jo 14:6). Em quem devo acreditar, no texto que me indicou ou em Jesus?

Você escreveu: “Reduzem Deus, desse modo, a uma figura quase humana. Uma figura totalmente parcial, que escolhe antecipadamente aqueles que deverão ser salvos por toda a eternidade.”.

Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade... Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens” (1Tm 2:3-4; Tito 2:11). Deus quer, mas alguns não.

Você escreveu: “Esquecem que muitos bilhões de pessoas... Sequer tiveram... Possibilidade alguma de contato com a dita única religião pela qual o homem poderia supostamente chegar à salvação.”.

Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho”. (Rm 2:14-16).

A fé singela descansa na certeza de que, no frigir dos ovos, Deus será tido por justo. Todavia, para os que ouviram, e não creram... “Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade” (2Ts 2:11-12).

Você escreveu: “Vejam que não é mencionada nesse contexto a existência da reencarnação, que resolve toda essa questão, já que muitas religiões... Não concordam com isso.”.

E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso”. (Lc 23:43). Com um Salvador assim, quem precisa de reencarnação?!

Você escreveu: “Outro ponto que colabora muito com a intolerância é o fato do homem, muitas vezes, analisar uma religião alheia, talvez até de uma cultura totalmente diversa da sua, através dos olhos de sua própria religião.”.

Vamos ver o que Allan Kardec pensava de intolerância e discriminação: “Com efeito, seria impossível atribuir a mesma antiguidade de criação aos selvagens que mal se distinguem dos macacos.” (Allan Kardec). Ora, pois! Kardec considerava os povos não caucasianos como inferiores física, intelectual e espiritualmente. Qualquer religião evolucionista é racista e intolerante em sua essência por considerar algumas raças ou etnias mais evoluídas do que outras. A Bíblia coloca TODOS os homens igualmente na condição de pecadores.

Você citou Gandhi: “Acredito na verdade fundamental de todas as grandes religiões do mundo. Acredito que todas elas foram inspiradas por Deus.”. O problema é que a frase é uma grande tolice, tão grande quanto considerar que dois mais dois podem ser quatro ou cinco. Deus não iria inspirar coisas tão antagônicas quanto as religiões do mundo. Além disso a Bíblia afirma categoricamente que fora de Cristo não há salvação, o que por si só já invalida qualquer religião que pregue algo diferente.

Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses... [Jesus...] E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”. (Gl 4:8; Atos 4:12).

Gandhi pode ter acertado em muitas coisas, menos nesta. Devo crer em Gandhi ou no que diz a Palavra de Deus? Se crer em Gandhi devo necessariamente descartar a Bíblia.