Se somos sacerdotes não podemos beber vinho?

Você escreveu dizendo que na igreja que frequenta é proibido o consumo de bebida alcoólica entre os membros. O argumento usado ali é o de que os crentes em Cristo são hoje um sacerdócio santo e devem viver como viviam Aarão e os sacerdotes do Antigo Testamento, que não bebiam vinho. Será que existe fundamento para este argumento?

Se alguém não deseja beber bebida alcoólica, isso é uma decisão pessoal, e não falo aqui de embriagar-se, o que obviamente a Bíblia condena. Mas considerando que fomos ensinados por Jesus a até mesmo celebrar a ceia do Senhor com vinho, seria um exagero ir buscar na Lei do Antigo Testamento argumento para se abster totalmente do álcool. E mais exagero ainda querer se basear nas restrições dadas a Aarão e aos sacerdotes do judaísmo para determinar o modo como um cristão deve viver hoje.

Quando você perde de vista a razão da Lei e dos preceitos do Antigo Testamento que, para nós cristãos são símbolos, figuras e sombras, acaba criando regras que não cabem ao cristão. O ensino dos apóstolos é claro. O que foi escrito no Antigo Testamento teve sua função literal na época e tem sua função hoje para o cristão, porém na forma de princípios, figuras, sombras, exemplos, etc. “Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos” (1 Co 10:11). “De sorte que era bem necessário que as figuras das coisas que estão no céu assim se purificassem; mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes” (Hb 9:23). “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras” (Cl 2:16,17).

Perca isso de vista e você nunca irá entender o Antigo Testamento e muito menos o Novo Testamento. Embora hoje os crentes sejam chamados de “sacerdócio santo” (1 Pe 2:5) e “sacerdotes” (Ap 1:6), isto não significa que são da tribo de Levi e da linhagem de Aarão, como era exigido da classe sacerdotal no judaísmo. Você alega que o sacerdócio levita era perpétuo, e realmente era porque o Senhor irá restaurá-lo no reino milenial na terra. Mas a igreja não tem nada a ver com a terra e nem com Israel. Sua cidadania é celestial. Repare que até nosso Salvador e Sumo Sacerdote não veio da tribo de Levi, mas de Judá.

Além disso a carta aos Hebreus até mesmo exorta a não nos ocuparmos com as coisas com que se ocupavam os sacerdotes levitas, quando diz: “Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram. Temos um altar, de que não têm direito de comer os que servem ao tabernáculo” (Hb 13:9-10).

É realmente triste que alguns cristãos finjam ser israelitas, e alguns até adotem “Levita” antes do nome. Será que não perceberam que Deus rejeitou toda aquela ordem de coisas do judaísmo e até permitiu a destruição do Templo, exortando os judeu-cristãos do primeiro século a saíram do arraial (Hb 13:13)?

Mas se você deseja seguir os mandamentos dados a Aarão para o sacerdócio (que era perpétuo porque Deus irá restaurá-lo para Israel no Milênio, não para a Igreja nos céus), então boa sorte. Mas é bom saber que terá de seguir também algumas outras obrigações, além de precisar ser da descendência de Aarão. Veja aqui a lista de coisas que um sacerdote não podia ser ou fazer:

Não podia beber vinho e bebidas fortes (Lv 10:8-10)

Não podia tocar um cadáver, exceto parente próximo (Lv 21:1-4)

Não podia raspar a cabeça (Lv 21:5)

Não podia aparar a barba (Lv 21:5)

Não podia fazer tatuagem (Lv 21:5)

Não podia se casar com prostituta ou divorciada (Lv 21:7)

Não podia deixar viver a filha que se prostituísse (Lv 21:9)

Não podia se casar com mulher que não seja vigem (Lv 21:13-14)

Não podia ter defeito algum (Lv 17)

Não podia ser cego. (Lv 21:18)

Não podia ser coxo. (Lv 21:18).

Não podia ter nariz chato. (Lv 21:18).

Não podia ter membros demasiadamente compridos. (Lv.21:18).

Não podia ter pé quebrado. (Lv.21:19).

Não podia ter a mão quebrada. (Lv.21:10).

Não podia ser corcunda. (Lv.21:20).

Não podia ser anão. (Lv.21:20).

Não podia ter defeito no olho. (Lv.21:20).

Não podia ter sarna. (Lv 21:20).

Não podia ter impinges. (Lv 21:20).

Não podia ter testículo mutilado. (Lv 21:20).