Fui possuída por um “espírito de prostituição”?

Costumo receber de pentecostais perguntas sobre o “espírito das prostituições”, pois seus pastores pregam que se caírem em algum pecado moral ficarão possessos do “espírito das prostituições”. Você já pode imaginar o estrago que isso faz na mente de um jovem cristão quando sai dos trilhos em assuntos envolvendo namoro e relacionamentos. A verdade é que ninguém verdadeiramente convertido a Cristo pode ser possuído por algum espírito imundo, pois já é habitado pelo Espírito Santo que foi prometido por Jesus para ficar para sempre com os salvos.

Ao tirar o versículo de Oseias 5:4 de seu contexto, que tinha a ver com a infidelidade de Israel e sua prostituição com os ídolos pagãos, os pastores fazem disso uma ferramenta de terror. Costumo receber e-mails de pessoas desesperadas por terem cometido um pecado moral, pois onde congregam são ensinadas que aquilo selou para sempre seu destino eterno e que não há mais volta. Nunca mais terão perdão e estão possessas de um espírito de prostituição. Essa irresponsabilidade de alguns pregadores já levou pessoas ao suicídio.

Vou transcrever aqui a passagem toda de Oseias para mostrar como muitos são manipulados e aterrorizados por líderes religiosos inescrupulosos, e acredito que sirva também como alerta para sabermos dividir bem a palavra da verdade a fim de não usarmos passagens fora do contexto que possam afligir nossos irmãos.

Depois de dizer em Oseias 4 que “O meu povo consulta a sua madeira, e a sua vara lhe responde... Sacrificam sobre os cumes dos montes, e queimam incenso sobre os outeiros... e com as meretrizes sacrificam... Efraim está entregue aos ídolos”, indicando claramente que prostituição nesta mensagem tem um aspecto de infidelidade para com Jeová e idolatria, o profeta continua “Ouvi isto, ó sacerdotes, e escutai, ó casa de Israel, e dai ouvidos, ó casa do rei, porque contra vós se dirige este juízo, visto que fostes um laço para Mizpá, e rede estendida sobre o Tabor. Os revoltos se aprofundaram na matança; mas eu castigarei a todos eles. Eu conheço a Efraim, e Israel não se esconde de mim; porque agora te tens prostituído, ó Efraim, e Israel se contaminou. Não querem ordenar as suas ações a fim de voltarem para o seu Deus, porque o espírito das prostituições está no meio deles, e não conhecem ao Senhor” (Os 5:1-4).