Posso jogar a Bíblia no lixo?
Você disse que sua mãe tem uma Bíblia bem velha, caindo aos pedaços, e que nem serve para dar a alguém. O que fazer com ela? Seria errado jogar uma Bíblia no lixo? Pode jogar no lixo, não é pecado não. Ou melhor, coloque no lixo de recicláveis. Se você visitar uma gráfica que produz Bíblias irá encontrar caixas de Bíblias que não passaram no controle de qualidade e serão descartadas. Às vezes pequenos defeitos, como alguma dobra em uma página, erro no corte, falha no material da capa, etc., são razões suficientes para elas serem jogadas no lixo.
Obviamente se você jogar fora uma Bíblia não estará fazendo isso como um ato de desprezo a Deus, mas apenas por ter comprado uma Bíblia nova ou ter ficado impossível ler na antiga. Mas existem pessoas que fazem isso por outros motivos, como as que desdenham da Bíblia e fazem questão de usá-la como objeto desprezível, não estão desdenhando do livro em si, mas de Deus e sua Palavra inspirada. Inclua-se aí os que usam suas páginas para fumar maconha ou pendurá-las no banheiro como papel higiênico, como costuma fazer o ator Ian McKellen (o mago Gandalf de “O Senhor dos Anéis”). Em entrevista à revista “Details” ele, que é gay, contou que ganhou de amigos que também são gay um pacote de quarenta páginas de Levítico 18:22, passagem que condena o homossexualismo, e as pendurou em seu banheiro. Disse ele: “Estão em meu banheiro, mas é mais por curiosidade do que por ter a intenção de usá-las”. Ele também contou na entrevista que costuma arrancar essa página das Bíblias que encontra em quartos de hotéis onde fica hospedado.
Se os que desdenham estão no extremo da rebelião contra Deus, os que adoram o objeto Bíblia se enquadram na idolatria e superstição. Falo de pessoas que acham que uma Bíblia aberta na sala de casa ou no balcão da loja ou escritório pode dar sorte. Alguns colocam também um vaso com plantas como “Espada de São Jorge” e “Comigo Ninguém Pode”, um terço e uma vela para reforçar, ou penduram uma figa no retrovisor do carro e amarram uma fitinha que ganharam em Salvador no para-choque traseiro para ninguém bater (Uma fitinha?! Sério?!). Acreditar que objetos tenham poder de causar bem ou mal não é atitude cristã. É fazer como fazem os pagãos. É claro que existem objetos que podem causar danos, como balas, punhais, granadas, etc., mas não é disso que estou falando, e sim de amuletos como o pé de coelho. Veja você que o pobre animal tinha quatro pés e mesmo assim foi morto.
Se fosse pecado descartar uma Bíblia velha impressa em papel, também seria pecado deletar uma Bíblia eletrônica do celular ou computador. Já imaginou você guardar todos os celulares e computadores que já teve só porque instalou uma Bíblia neles e não pode deletá-la? Mas pode ser o caso de você querer guardar uma Bíblia por questões sentimentais, e não há nenhum mal nisso. Eu mesmo tenho uma Bíblia velha que minha mãe usava, e a conservo porque posso vê-la em minha memória sentada todos os dias de manhã no sofá lendo e grifando suas páginas. Acho que é uma boa lembrança para ter comigo. Quando olho para o livro também me lembro de meu pai, sempre muito prático, que na falta de uma fita adesiva mais apropriada consertou a Bíblia com fita isolante para as folhas não se espalharem.