De que pecado Jesus estava falando neste versículo?
Sua dúvida é de que pecado Jesus estaria falando neste versículo que você copiou em seu e-mail: “Eu vou embora, e vocês vão me procurar, porém morrerão sem o perdão dos seus pecados. Para onde eu vou vocês não podem ir” (Jo 8:21 NTLH). Meu conselho é que jogue fora essa Bíblia NTLH porque é uma versão adulterada. Onde ela diz “pecados” o correto é “pecado”, mas este não é o pior ‘pecado’ dessa versão que traz um número enorme de passagens modificadas.
Use uma versão tradicional Almeida Revista e Corrigida, ou Almeida Revista e Atualizada, ou até uma versão católica que é melhor que essa NTLH da SBB. Compare com a tradução de uma versão Almeida tradicional: “De outra feita, lhes falou, dizendo: Vou retirar-me, e vós me procurareis, mas perecereis no vosso pecado; para onde eu vou vós não podeis ir” (Jo 8:21 - Almeida Revista e Atualizada).
Jesus estava dizendo isso aos judeus que duvidavam dele, portanto tinham um pecado que impedia que fossem salvos por ele, que era o pecado de não crerem nele. Eles também tinham outros pecados, que não poderiam ser perdoados sem essa fé. Era preciso que cressem que Jesus era o mesmo JEOVÁ, o “**EU SOU” **do Antigo Testamento, caso contrário não poderiam ser salvos. Leia sempre o contexto para entender.
“De outra feita, lhes falou, dizendo: Vou retirar-me, e vós me procurareis, mas perecereis no vosso pecado; para onde eu vou vós não podeis ir. Então, diziam os judeus: Terá ele, acaso, a intenção de suicidar-se? Porque diz: Para onde eu vou vós não podeis ir. E prosseguiu: Vós sois cá de baixo, eu sou lá de cima; vós sois deste mundo, eu deste mundo não sou. Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados. Então, lhe perguntaram: Quem és tu? Respondeu-lhes Jesus: Que é que desde o princípio vos tenho dito? Muitas coisas tenho para dizer a vosso respeito e vos julgar; porém aquele que me enviou é verdadeiro, de modo que as coisas que dele tenho ouvido, essas digo ao mundo. Eles, porém, não atinaram que lhes falava do Pai. Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do Homem, então, sabereis que **EU SOU **e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou. E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada. Ditas estas coisas, muitos creram nele” (Jo 8:21-30).
Devo lembrá-lo de que Deus perdoa os pecados de alguém, mas não o pecado dessa pessoa, que é a natureza original e arruinada que produz seus pecados. O pecado não foi perdoado, o pecado foi julgado em Cristo na cruz quando ele foi feito pecado ali.
Acho que você já entendeu que é impossível a alguém ser salvo seguindo qualquer religião que se diz cristã, porém sem crer na divindade de Cristo, que ele é o mesmo EU SOU que falou com Moisés, o mesmo Jeová que acompanhou Israel no Antigo Testamento. A salvação é pela fé em Cristo, mas não naquele inventado por algumas religiões que negam sua divindade, mas no único verdadeiro.