Quem são os pastores de Hebreus 13:17?

Hebreus 13:17

Na versão que você utiliza aparece a palavra “pastores”, mas na maioria das versões a palavra utilizada é “guias” ou “líderes”, pois está falando de um ofício (como presbíteros ou anciãos) e não de um dom (como o de pastor).

(Almeida Corrigida) “Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil”.

(Ave Maria) “Sede submissos e obedecei aos que vos guiam (pois eles velam por vossas almas e delas devem dar conta). Assim, eles o farão com alegria, e não a gemer, que isto vos seria funesto”.

(Darby) “Obedecei a vossos líderes, e sejais submissos; pois eles velam por vossas almas como quem deve prestar contas; para que possam fazer isso com alegria, e não gemendo, pois isto não vos traria proveito algum”.

(NV Internacional) “Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês”.

(Almeida Atualizada) “Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil”.

Os “guias” ou “líderes” ali são aqueles que têm o cuidado e a preocupação com o rebanho, e não os pastores profissionais formados em uma faculdade teológica ou os homens que ficam à frente de uma congregação. E é sempre no plural, “vossos guias”, nunca “vosso guia”.

No versículo 7 fala dos guias que pregaram a palavra, e no versículo 17 dos que agora têm a responsabilidade da congregação. A aplicação correta do versículo é com relação aos anciãos de uma congregação, que podem ou não ter o dom de pastor, e podem ou não ministrar a Palavra.

Não existe na Palavra qualquer indicação de que uma assembleia fosse dirigida por um homem como vemos nas denominações evangélicas que copiaram seu modo de agir do modelo católico clero-leigos. O pastor é um dom e seu papel é o cuidado com o bem estar das ovelhas, o que é feito mais no contato pessoal e visitas do que na ministração pública da Palavra. Outros dons são evangelista, voltado aos incrédulos, e mestre, este sim mais ocupado com o ensino público da Palavra.