Devo sair da igreja?

Considerando que ninguém é capaz de sair da Igreja que é o corpo de Cristo, sua pergunta tem a ver com sair da denominação da qual é membro. Segundo você relatou, o pastor da igreja onde você se congrega caiu em adultério, foi morar com outra mulher, se arrependeu, voltou para a esposa, e foi colocado em disciplina de três anos pela convenção da igreja.

Não aceitando tal disciplina, por conta própria o pastor transformou sua disciplina em três meses, causando indignação entre muitos membros da igreja que saíram dela. Sua dúvida é se deve permanecer lá com os poucos que ficaram.

Imagine que você viesse me perguntar sobre a cor que deve pintar sua nova casa, os móveis que deve comprar, os quadros, etc. Então você recebe uma notificação da prefeitura informando que construiu sua casa no terreno errado. Faria sentido continuarem perguntando sobre a decoração?

Não sou da prefeitura, mas posso afirmar a você que essa “casa” ou igreja da qual está falando foi construída no terreno errado.

Não existe qualquer fundamento bíblico para uma congregação ter um pastor à frente, como se fosse um líder ou dono do pedaço. Na Palavra você encontra os presbíteros ou anciãos que zelavam pela assembleia em uma cidade ou localidade, mas eram anciãos de TODOS os cristãos daquela localidade, não de um grupo ou “denominação”.

Esses que ocupavam o ofício de ancião não necessariamente ensinavam, apascentavam ou pregavam, pois isso devia ser feito pelos dons. Aqueles que tinham o dom eram usados para isso.

Não existe qualquer fundamento bíblico para uma congregação local estar sujeita a uma “convenção da igreja” como se fosse a filial de uma grande matriz. Na Bíblia existe uma só igreja, o único corpo de Cristo que é representado localmente por uma assembleia congregada ao nome do Senhor.

Esta reconhece a ele como o centro da reunião e como Senhor, e suas ações são fundamentadas pela autoridade que ele concedeu à assembleia de tomar decisões (ligar ou desligar) nas coisas relativas a esta vida e a este mundo, decisões essas honradas pelo Senhor no céu.

Uma assembleia assim revestida da autoridade do Senhor toma as decisões sem precisar de uma “convenção”, e as decisões tomadas são respeitadas pelas demais assembleias nas diferentes localidades. É isso o que você encontra na doutrina dos apóstolos.

Quando alguém cai em pecado, a assembleia local tem poder e autoridade para decidir o que fazer, sempre buscando o arrependimento e restauração do que caiu em um pecado moral, de conduta, doutrinário, etc. Essa pessoa é excomungada, ou seja, colocada fora da comunhão com os irmãos e da mesa do Senhor, mas não da Igreja ou do corpo de Cristo, lugar que pertence a todo salvo e que é irreversível.

Não existe uma “tabela” do tipo “adultério: três anos; roubo: quatro anos; mentira: seis meses”, etc. A suspensão da disciplina depende do arrependimento do infrator e da direção do Espírito Santo, não de uma regra ou estatuto.

Como pode ver, não há nem o que dizer, pois a casa toda foi construída em terreno errado e a única coisa que posso dizer a você é que saia desse “arraial” para Cristo. Ninguém deveria se filiar a denominação alguma, pois não há qualquer base bíblica para isso. Siga o conselho de 2 Timóteo:

(2Tm 2:19-22) "Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade. Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra. Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor”.

Não se preocupe com os que deixará para trás, porque o Senhor conhece os que são seus. Sua responsabilidade é apartar-se da iniquidade (que é patente no caso que citou) e das pessoas associadas a ela. Mas não apartar-se para ficar só, mas para estar congregado para Cristo, ao nome dele somente.

(Hb 13:13) "Saiamos, pois, a ele [Jesus] fora do arraial, levando o seu vitupério”.