Por que Elias precisou responder duas vezes?

Sua dúvida é se existe mais alguém além do Senhor fazendo perguntas a Elias em 1 Reis 19:9-18, uma vez que a mesma pergunta é repetida duas vezes e ele precisa repetir também sua resposta.

(1 Rs 19:9-10) "E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias? E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem”.

Entendo que é o Senhor quem pergunta duas vezes a Elias porque ele estava se vangloriando de ser o único que permaneceu fiel a Deus. Era como se Deus lhe desse outra chance e dissesse “Ok, Elias, vou tentar de novo. Vamos ver como você responde desta vez”:

(1 Rs 19:13) "E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?".

Mas Elias repete sua afirmação de autoconfiança e ainda se considera único.

(1 Rs 19:14) "E ele disse: Eu tenho sido em extremo zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei; e buscam a minha vida para ma tirarem”.

A pretensão de Elias, em se achar único e insubstituível, pode ter lhe custado o privilégio de continuar executando a obra de Deus. Veja que é aqui que Deus diz que ele terá um substituto, Eliseu, além de ordenar a ele que escolha um rei gentio e um rei de Israel para continuarem cumprindo os desígnios de Deus.

Sempre que nos achamos alguma coisa na obra do Senhor, Deus mostra que não somos insubstituíveis chamando outros para fazer o trabalho.

(1 Rs 19:15-16) "E o Senhor lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar".

Além disso, Deus diz a ele claramente que Elias não é o único fiel que restou:

(1 Rs 19:18) "Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou".

Apesar de o Senhor ter designado Elias para ungir Hazael rei da Síria, aparentemente ele não fez isso, pois é Eliseu quem acaba anunciando isso a Hazael:

(2 Rs 8:13) "E disse Hazael: Pois, que é teu servo, que não é mais do que um cão, para fazer tão grande coisa? E disse Eliseu: O Senhor me tem mostrado que tu hás de ser rei da Síria".