Pode me indicar uma igreja para eu congregar?
Eu não poderia, de sã consciência, lhe indicar alguma “igreja” (se estiver falando no sentido denominacional) porque eu mesmo não pertenço a nenhuma denominação.
Há uns 30 anos Deus começou a me mostrar o erro que é congregar em uma denominação e então me separei dos sistemas religiosos para estar congregado somente ao nome do Senhor em comunhão com irmãos em todo o mundo que também estão congregados assim. Nas reuniões aprendemos da Palavra de Deus, apresentamos nossas necessidades em oração e lembramos a morte do Senhor em sua ceia a cada dia do Senhor. Considerando que hoje existem muitos grupos se reunindo assim, é importante verificar a origem de cada um, pois muitos surgiram de divisões causadas por homens. Isto pode ser feito investigando-se sua história.
No Brasil há reuniões assim há quase quarenta anos, mas em outras partes do mundo isso é muito mais antigo. Conheço irmãos e irmãs já idosos cujos avós já se congregavam somente ao nome do Senhor. Existe sim um intercâmbio entre as assembleias, irmãos que se visitam, etc., mas não existe nenhum “organismo” central ou organização por detrás disso, e muito menos qualquer tipo de clero ou ordenação humana de “pastores”. Afinal, se o Espírito Santo é suficiente, por que acharmos que ele não pode designar e preparar quem ele deseja para a obra de Deus?
Se tiver facilidade com o inglês, poderá ler muita coisa escrita por irmãos congregados somente ao nome do Senhor no século 19 em www.stempublishing.com
No passado havia muita gente congregada assim, mas como sempre aconteceu na história da igreja, ocorreram muitas divisões e hoje há poucas assembleias de irmãos reunidos assim no mundo todo, e não são muitas no Brasil. A maioria quase que literalmente “dois ou três”, reunindo-se em casas ou pequenos salões.
Não são muitos os que se dispõem a sair do sistema religioso para se reunirem somente ao nome de Jesus, pois não há muitos atrativos para a carne. Sem grandes oradores, corais, bandas, festas e tantas outras coisas que o mundo religioso oferece, ficamos somente com Jesus, o que obviamente é tudo, mas não para os desejos humanos.