A Igreja foi construída sobre Pedro?

Sua dúvida está em Mateus 16:15-20 e na confusão que existe principalmente no catolicismo quanto à afirmação de Pedro e à promessa de Jesus. Afinal, seria Pedro a pedra sobre a qual a Igreja seria construída? Estaria o Senhor dando a ele as chaves do céu para abrir ou fechar o acesso das pessoas à salvação eterna? Vamos analisar a passagem.

(Mt 16:16-19) "E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro [PETROS], e sobre esta pedra [PETRA] edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.

O Senhor está falando várias coisas na passagem.

​1. Que Pedro de si mesmo não poderia saber que Jesus era o Filho do Deus vivo, mas que aquilo era uma revelação do Pai.

​2. Jesus revela que iria construir sua Igreja usando o verbo no futuro, porque a Igreja ainda não existia. Ela passaria a existir no capítulo 2 de Atos.

​3. Jesus dá um novo nome a Simão, “Pedro” (em grego PETROS).

​4. Jesus avisa que irá construir sua Igreja sobre uma Rocha (em grego PETRA).

​5. Jesus dará a Pedro as chaves do “Reino dos Céus”, que não é a mesma coisa que “Igreja”. Reino dos céus é a expressão da confissão que reconhece neste mundo a Jesus como Rei de um Reino que é dos céus, não da terra. Da Igreja, que é o corpo de Cristo, fazem parte apenas os que são realmente salvos. No Reino dos Céus, porém, há joio e trigo (Mt 13). Pedro iria usar estas chaves mais tarde para abrir o acesso ao Reino dos Céus aos judeus (Atos 2), samaritanos (Atos 8) e aos gentios (Atos 10).

Sobre a afirmação de Jesus (número 4 acima) ele não diz que iria construir sua Igreja sobre PETROS, mas sobre PETRA, pois “pedra” e “rocha” são coisas diferentes. É sobre a rocha identificada por Pedro em sua afirmação — Jesus, o Filho do Deus vivo — que a Igreja seria construída. Resumindo, a Igreja seria construída sobre o próprio Jesus, que é identificado como a Rocha em várias outras passagens:

Lembre-se de que a identificação de Jesus como a Rocha já existia, só que os judeus não sabiam disso. Foi Jesus a Rocha que acompanhou os israelitas na peregrinação no deserto:

(1 Co 10:4) "E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra (PETRA) era Cristo”.

A dificuldade surge porque algumas traduções em português usam “pedra” tanto para PETROS como para PETRA. Veja esta outra:

(NVI) "e beberam da mesma bebida espiritual; pois bebiam da rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo”.

Se perguntarmos a Pedro de que PETRA (Rocha) Jesus estava falando, o próprio Pedro poderá nos responder:

(Atos 4:11) "Ele é a pedra (LITHOS) que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina”.

Aqui a palavra grega é LITHOS, mais usada para pedras de construção.

Mais uma vez Pedro explica:

(1 Pe 2:4-8) "E, chegando-vos para ele, pedra (LITHOS) viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, Vós também, como pedras (LITHOS) vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra (LITHOS) principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra (LITHOS) que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina, E uma pedra (LITHOS) de tropeço e rocha (PETRA) de escândalo”.

Em Efésios Paulo fala mais sobre o alicerce da Igreja, que foi colocado pelos apóstolos tendo a Jesus como a pedra principal:

(Ef 2:20) "Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina (AKROGONIAIOS);”.