João Batista perdeu a salvação?
João Batista não perdeu a salvação. Quem pensa assim é porque acha que a salvação é por obras, e não por fé na única obra que salva: a morte de Jesus na cruz. Mas há pessoas que pensam que se alguma coisa ruim acontecer para um cristão nesta vida é porque Deus o castigou. Basta vermos a vida dos apóstolos para entendermos que não é assim que funciona.
João Batista não era um cristão no sentido que hoje falamos, ou seja, não fez parte da Igreja, que é o corpo de Cristo e que foi criada no dia de Pentecostes (Atos 2). De João Batista é dito que ele era o maior de todos os profetas, mas qualquer um no reino dos céus seria maior do que ele. Isso significa apenas que existem diferentes categorias de pessoas em diferentes épocas. Pessoas como João foram grandemente abençoadas, mas não tiveram os privilégios que têm hoje os salvos por Cristo.
A igreja é o conjunto dos salvos por Cristo que teve início no dia de Pentecostes descrito em Atos 2. João Batista foi salvo, mas nunca fez parte da igreja, como não fizeram parte até mesmo alguns dos que andavam com Jesus e os apóstolos e tenham morrido antes da criação da Igreja no dia de Pentecostes.
A trajetória da Igreja neste mundo tem começo, meio e fim. Ela começa em Pentecostes, é edificada sobre o fundamento dos apóstolos e profetas (do Novo Testamento), portanto não é algo do Antigo Testamento, e termina quando chegar a plenitude dos gentios. Aí Deus encerra seu tratamento com a Igreja, que é tirada da terra, e volta a tratar com os judeus que, no seu aspecto de povo de Deus, que no momento encontra-se, por assim dizer, “no gelo”:
(Rm 11:25-26) "Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades”.
Voltando à sua dúvida original se João Batista perdeu a salvação, apesar do que dizem muitos cristãos, principalmente os ligados a seitas pentecostais, ninguém pode perder a salvação. Uma vez nas mãos do Pai, nada e ninguém pode tirar o crente dali. Ele pode perder a comunhão com o Senhor por causa de pecado, mas será salvo mesmo assim, só que experimentará a disciplina de um Pai que ama seus filhos e zela pela santidade.