Antes de eu crer Deus já cuidava de minhas necessidades?
Você contou em seu e-mail que era espírita antes de se converter e que “em 90% ou mais das dificuldades, sempre vinha uma solução”, e pergunta: “Aquilo que parecia impossível acontecia. Mas se não aceitava Jesus, Deus e o Espírito Santo estas soluções eram apenas coincidências?”.
Se você realmente se converteu a Cristo, então sua conversão já estava nos planos de Deus. Ainda que 100% de seus problemas desta vida fossem sempre resolvidos de forma providencial, isso não teria valor algum se o juízo e o lago de fogo estivessem diante de você como sua porção eterna.
Considerando sua linha de raciocínio, talvez seja interessante você indagar de si mesmo se realmente se converteu ao Salvador ou ao Provedor. O que quero dizer é que hoje há muitas igrejas que falam de um Jesus provedor, aquele que multiplica os pães, não do Salvador que foi sacrificado por Deus na cruz em nosso lugar. A salvação da qual falam esses pregadores que são abundantes no rádio e na TV é uma salvação de dívidas, problemas amorosos, doenças, etc., mas não da salvação eterna e perdão dos pecados.
Esses pregadores de prosperidade costumam pregar um “Jesus talismã”, o que não é muito diferente do que pregam as religiões pagãs, sempre com o foco em benefícios nesta vida. O Senhor Jesus não veio ao mundo para nos dar uma vida fácil e confortável, muito pelo contrário.
(1Tm 6:8) "tendo, porém, alimento e vestuário, estaremos com isso contentes”.
O fato de Deus ter cuidado de suas necessidades antes de sua conversão é apenas prova da misericórdia de Deus, porque ele "faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos" (Mt 5:45). Prosperidade nesta vida não é indício de que alguém será salvo ou esteja salvo, mas é simplesmente porque Deus quis assim.
Antes de qualquer coisa você deve crer em Jesus para ter todos os seus pecados perdoados e receber gratuitamente a vida eterna. É esta a mensagem do evangelho, e não uma mensagem de sorte no amor, nas finanças, no trabalho, etc. Não estou colocando em dúvida a sinceridade de sua conversão, mas apenas sugerindo que faça essas indagações, considerando o volume de mistura que existe hoje na mensagem pregada pela cristandade.
Todavia, se realmente creu em Jesus como aquele que levou seus pecados na cruz e pagou por cada um deles ali para garantir seu perdão eterno, então isso aconteceu porque um dia, quando você nem existia, Deus decidiu que iria salvá-lo. Então, surpreenda-se com o fato de que Deus cuida de nós muito mais do que imaginamos, isto é, até quando nós nem existíamos!