A Bíblia fala de dirigentes de uma igreja?

O que você encontra em Timóteo 3 não tem o mesmo caráter do pastor que dirige uma congregação, que é prática comum nas denominações. Trata-se de bispos no plural, com a finalidade, não necessariamente de pregar, mas de zelar pelo rebanho. Pastor é um dom, como evangelista e mestre. Bispo ou ancião é um ofício.

No princípio os bispos eram escolhidos por ordem dos apóstolos (que já não existem), como você vê em Tito:

(Tt 1:5) "Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem o que ainda não o está, e que em cada cidade estabelecesses anciãos, como já te mandei”.

Também os bispos eram assim estabelecidos por cidade (não por grupo de cristãos ou denominação). No atual estado de coisas, quando não temos mais apóstolos para darem a ordem que Paulo deu a Tito, e quando os cristãos estão divididos, é impraticável estabelecer bispos de cidade em cidade. Quem faz isso (como fazem os católicos) está considerando que igreja é só o seu grupo, e não todos os outros crentes em uma cidade.

Resta nos contentarmos com a outra forma esses bispos são estabelecidos, ou seja, pelo Espírito Santo, como o apóstolo disse que ocorrera com os anciãos (bispos) de Éfeso:

(Atos 20:28) "Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue”.

Assim, hoje podemos reconheceraqueles que têm o cuidado do rebanho, mas seria inviável apontá-los ou denominá-los como tais, sob o risco de estarmos sendo pretensiosos, como se os bispos ou anciãos, que deviam ser para todos os cristãos em uma cidade, tivessem seu trabalho limitado a um grupo apenas. Ou como se apenas aquele grupo fosse realmente formado por todos os cristãos naquela localidade.