Por que os tímidos não serão salvos?

Você está preocupado por achar que sua timidez poderá levá-lo à perdição eterna. Isto porque leu o versículo: (Ap 21:8) “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte”.

Quando o Senhor acalmou a tempestade diante dos olhos dos discípulos, ele os repreendeu por sua falta de fé, chamando-os de “tímidos”:

(Mc 4:40) “E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?”

Outras traduções trazem “medrosos” em lugar de “tímidos” dando uma ideia de que o medo é justamente isso: falta de fé no Senhor. João explica que, quando estamos cientes do amor de Deus então não há temor, portanto existe fé e confiança de que Deus não falha:

(1 João 4:14-18) “E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo [porque Deus amou de tal maneira...]. Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus [simples assim, quem crê tem a vida eterna...]. E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor [Nesse amor de Deus] está em Deus, e Deus nele. Nisto é perfeito o amor [de Deus] para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo. No amor [de Deus] não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor”.

Portanto, entenda o “tímido” como aquele que simplesmente não crê, pois vive em temor e desconfiança de Deus. Não conheceu e nem entendeu o amor de Deus, que entregou o que tinha de mais precioso — o seu Filho — para nos salvar. “Timidez”, no sentido de Apocalipse 21:8, é incredulidade e covardia por não abraçar o que Deus oferece de graça: a salvação.

Veja outras traduções para a passagem:

(NVI) “Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte”.

(ARCA) “Mas aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte”.

(Biblia) “Os tíbios, os infiéis, os depravados, os homicidas, os impuros, os maléficos, os idólatras e todos os mentirosos terão como quinhão o tanque ardente de fogo e enxofre, a segunda morte”.

(CNBB) “Quanto aos covardes, infiéis, corruptos, assassinos, devassos, feiticeiros, idólatras e todos os mentirosos, o lugar deles é o lago ardente de fogo e enxofre, ou seja, a segunda morte”.

É neste sentido que algumas traduções trazem a palavra “tímido”. Está falando de covardia em aceitar a Cristo, tipo alguém que fica em cima do muro. Não se trata da timidez no sentido de pessoas recatadas, que preferem não se abrir muito com os amigos, que têm dificuldade de se expressar em público, etc., mas de pessoas que estão se afogando, você joga a corda, e ela fica em dúvida, vacilando: “Será que devo agarrar?”.