Colar na prova é pecado?

Sim, não há dúvida de que colar numa prova ou exame é pecado, pois é uma forma de fraude. O dicionário diz que fraude é “todo artifício empregado com o fim de enganar uma pessoa e causar-lhe prejuízo”. Talvez você alegue que a cola não prejudica ninguém, mas é um engano pensar assim. Se o teste ou exame for para se candidatar a uma vaga, como vestibular, concurso público ou emprego, você estará usando de um artifício que poderá prejudicar alguém mais preparado que você e que não usou desse artifício.

Mas o cristão não julga as coisas apenas pensando se suas ações irão ou não prejudicar seu próximo. Pecado é fazer a própria vontade, seja para prejudicar o próximo ou não. Ainda que nosso pecado não traga prejuízo a outro, ele ainda é uma desobediência e afronta a Deus.

Uma fraude, por mais inocente que seja, é uma espécie de roubo: você se apropria de algo que não é seu (ao menos na hora da prova) para obter alguma vantagem. Êxodo 20:15 diz: “Não furtarás” e Efésios 4:28 diz: “Aquele que furtava, não furte mais”.

Além disso, ao colar você estará desobedecendo as regras impostas pelas autoridades superiores, no caso seu professor, o empregador ou a instituição que organizou o teste. Infelizmente um dos sinais dos últimos dias é o desprezo pela autoridade, algo que os cristãos deveriam ter sempre em mente. Nos meus tempos de estudante, se a professora enviasse um bilhete para minha mãe com uma repreensão contra mim, ou se eu fosse suspenso por qualquer motivo, também era castigado em casa. Hoje quando isso acontece os pais processam a professora e a escola:

(Rm 13:1) “Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela. Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal. Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência”.

Colar envolve também mentir, pois ao assinar sua prova, teste ou exame você está declarando ser o autor, e a Bíblia diz que “é melhor ser pobre do que mentiroso” (Pv 19:22). Também é um falso testemunho.

Outro erro pode estar, não na prova em si, mas no que veio antes. Por que você não estudou? na maioria das vezes foi por preguiça, outra coisa que Deus não aprova. (Pv 19:15) “A preguiça faz cair em profundo sono, e a alma indolente padecerá fome”.

Finalmente, talvez você alegue: “Eu sei disso tudo, mas todo mundo faz!”. Então a pergunta que você deve fazer a si mesmo é: “Será que Jesus faria?” (Ef 5:1) “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados”.