Vem, Senhor Jesus!

João 19:13-16

Pilatos já se decidiu. Não pretende trocar a amizade passageira de César pela companhia eterna de Jesus. Os judeus gritam histéricos “Crucifica-o!”, já decididos de que lado preferem ficar. Quando Pilatos pergunta “Devo crucificar o rei de vocês?”, a resposta unânime dos sacerdotes é: “Não temos rei, senão César” (João 19:15). Eles trocam o Messias que aguardavam há séculos pelo ditador romano.

Muitos deles estariam vivos trinta e poucos anos mais tarde, quando os romanos destruíssem Jerusalém. O Templo, revestido por dentro de madeira e ouro, seria incendiado e depois desmontado pedra por pedra, para os romanos rasparem o ouro derretido. Jesus avisou: “Não ficará pedra sobre pedra” (Mateus 24:2). Ao rejeitarem seu Messias e Rei em troca da ilusão de grandeza e glória que o Império Romano imprimia na mente dos povos conquistados, os judeus perderam tudo.

E você, qual é o seu César? Hoje a Europa, o antigo Império Romano que retorna das cinzas, espera por um líder que restaure suas esperanças de grandeza e glória. Ele virá, a Bíblia diz, mas não é por ele que eu espero. E você?

A esperança do cristão é clara: ele aguarda por seu Senhor, e não pela chegada do anticristo, da tribulação ou de catástrofes globais. As últimas palavras de Jesus em Apocalipse são: “Venho em breve!”. A resposta dos que são seus é: “Amém. Vem, Senhor Jesus!”. Nos seus dias o apóstolo Paulo já esperava o Senhor vir arrebatar sua Igreja. Ele se inclui neste evento ao dizer “nós... os que ficarmos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares” (1 Tessalonicenses 4:15-18).

Quanto tempo falta? A carta aos hebreus responde: “breve, muito breve”. No grego a palavra “mícron” aparece com o sentido de um átimo. Pelo menos é como irá parecer para aqueles que estiveram com Cristo. A espera terá sido desprezível diante da visão daquele para quem e por meio de quem todas as coisas existem. Em sua carta aos Coríntios, Paulo se inclui outra vez entre estes: “Num momento, num abrir e fechar de olhos... nós seremos transformados” (1 Coríntios 15:52).

Ele não teria dito “nós” se esperasse que o evangelho do reino fosse pregado em todo o mundo, que chegasse a “grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo” (Mateus 24:21), e que o anticristo se manifestasse. Ele disse “nós” porque ser arrebatado para estar com Jesus era o primeiro evento em sua lista de coisas a se cumprirem.

E você, está esperando o quê? Sua agenda é a Bíblia, o calendário asteca ou Nostradamus? Seu bilhete de embarque está marcado para daqui a um piscar de olhos, um ano ou uma década? Você será surpreendido como por um ladrão à noite, que vem para estragar sua festa, ou estará aguardando pelo Noivo, com a expectativa de uma noiva?

Nos próximos 3 minutos Jesus é fichado em grego, latim e hebraico.

tic-tac-tic-tac...