Deixados para trás II
Ao falar do arrebatamento da igreja, Paulo se incluiu entre os que participariam dele. Ele diz: “[nós] os que ficarmos vivos, seremos arrebatados”. Será que ele não leu Mateus 24:14, que diz que “este evangelho do reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim”? Daria tempo de o evangelho ser pregado no mundo inteiro no período de vida de Paulo?
Acontece que Mateus fala do evangelho do reino, e não do evangelho da graça que hoje é pregado. O evangelho do reino anunciava a chegada do Messias e Rei dos judeus, foi pregado por João Batista e pelos apóstolos, e voltará a ser pregado pelos que se converterem após o arrebatamento da igreja. Jesus é o Rei dos judeus, mas a Bíblia nunca diz que ele seja rei dos cristãos. Para os cristãos ele é Senhor.
Uma das chaves para se entender a Bíblia está em perceber que Deus tem um povo, Israel, escolhido desde a fundação do mundo, e outro povo, a igreja, escolhido antes da fundação do mundo. Israel recebeu promessas de bênçãos terrenas; a igreja recebeu promessas de bênçãos celestiais. Daí o contraste entre o Antigo e o Novo Testamento.
Quando Israel rejeitou seu Rei e o pregou na cruz, o relógio profético parou quando faltavam sete anos para o fim do mundo atual e o início do reinado de mil anos de Cristo. Deus abriu um parêntese na história para inserir aí a igreja, mas não disse quanto tempo esse parêntese iria durar. Por isso Paulo aguardava o arrebatamento a qualquer momento.
O parêntese será encerrado com o arrebatamento, e então o relógio profético voltará a bater seus últimos sete anos. Nesse período, um remanescente judeu se converterá ao Messias e o evangelho do reino voltará a ser pregado, anunciando a volta do Rei Jesus. “Este evangelho do reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim” (Mateus 24:14), quando Jesus voltará com a igreja, para inaugurar seu reino de mil anos. É por isso que o capítulo 3 de 1 Tessalonicenses termina falando da “vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos” (1 Tessalonicenses 3:13). Que “santos” são estes? Os que tinham sido arrebatados.
Agora preste atenção: após o arrebatamento da igreja só irá se converter quem ficou no mundo e nunca escutou o evangelho da graça. E os que escutaram e foram deixados para trás? Deus fará com que estes acreditem na mentira do anticristo. É o que a Bíblia chama de “operação do erro” em 2 Tessalonicenses 2. Se essa pessoa for você, saiba que tudo o que o separa de crer no anticristo é “num abrir e fechar de olhos” (1 Co 15:52).
Não acredite nos livros que mostram cristãos se convertendo após o arrebatamento, ou em vídeos com gente dentro de um templo esvaziado pelo arrebatamento, caindo de joelhos e pedindo perdão a Deus. “Porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar... Deus lhes envia um poder sedutor, a fim de que creiam na mentira, e sejam condenados todos os que não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça” (2 Ts 2:10-11).
Nos próximos 3 minutos Jesus entra em Jerusalém.
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