Sangue e água

João 13:4-11

Na cena da crucificação, o soldado fere com a lança o corpo morto de Jesus, e dali saem sangue e água. O sangue nos limpa da culpa do pecado, e a água representa a purificação da corrupção que o pecado causa em nós. Já ouviu falar do hino “Rocha Eterna”? No original inglês seu autor expressou muito bem o que chamou de “dupla cura”. Numa tradução literal, a primeira estrofe diz algo assim: “Rocha Eterna, ferida por mim, quero refugiar-me em Ti. Que a água e o sangue, do Teu lado ferido, me sirvam de dupla cura; salvando-me da ira e purificando-me do pecado”.

O apóstolo João, em sua primeira carta, diz que “o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 João 1:7). Hebreus 9 diz que o sangue purifica nossas consciências. Hebreus 10:22diz: “Aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura”.

Vamos voltar agora à cena da lavagem dos pés. Ao chegar a vez de Pedro ter seus pés lavados, ele se recusa, dizendo, “Não; nunca lavarás os meus pés”. Mas a resposta do Senhor o faz mudar de ideia: “Se eu não os lavar, você não terá parte comigo” (João 13:7-8). A expressão “parte comigo” tem o sentido de andar junto com Jesus.

Imediatamente Pedro muda de ideia e vai ao outro extremo: “Então, Senhor, não apenas os meus pés, mas também as minhas mãos e a minha cabeça”. A resposta de Jesus nos ensina muita coisa: “Quem já se banhou precisa apenas lavar os pés; todo o seu corpo está limpo” (João 13:10).

No Antigo Testamento o sacerdote era lavado uma vez da cabeça aos pés, quando era consagrado para o sacerdócio e o serviço no Templo. Depois disso ele precisava lavar apenas os pés e as mãos para entrar na presença de Deus. Jesus diz a Pedro que ele já está limpo, exceto os pés, e o mesmo vale para você, se já tiver nascido “da água e do Espírito” (João 3:5).

Pedro aprendeu a lição, pois mais tarde em sua epístola ele escreve que “vocês foram regenerados [gerados de novo]... por meio da palavra de Deus” (1 Pedro 1:23). A “água” da Palavra não apenas nos infunde vida ao nascermos de novo, mas também nos deixa limpos para estarmos na presença de Deus. Porém, o contato com o mundo exige que tenhamos, por assim dizer, os pés lavados pela mesma Palavra. Ela ajuda a tirar a poeira do mal que gruda em nós, daí a importância de lavarmos os pés uns dos outros com a Palavra.

Mas, ao dizer que os discípulos só precisavam lavar os pés por já estarem limpos, Jesus acrescenta: “Mas nem todos” (João 13:10). Entre eles existe um homem em quem a Palavra de Deus não tem qualquer efeito; Judas ainda está sujo. E você, precisa ter apenas os pés lavados ou ainda está em sua condição original, sujo aos olhos de Deus?

Nos próximos 3 minutos veremos como cada um pode lavar os pés de seu irmão.

tic-tac-tic-tac...