Luz e trevas
Os judeus, familiarizados com as Escrituras, estão intrigados com as declarações de Jesus. Eles sabem que o Filho do Homem permanecerá para sempre. Então quem é esse Filho do Homem que Jesus insiste em dizer que será levantado para morrer?
No capítulo 7 de seu livro, Daniel fala do Filho do Homem que viria do céu para ter um domínio eterno sobre todos os povos. Esse Filho do Homem é Jesus, o Cristo ou Messias, que apesar de assumir a condição humana, não nasceu neste mundo como um ser humano comum. Ele veio em carne, porque já existia antes de vir.
Nos evangelhos Jesus usa a mesma expressão “EU SOU” que Deus usou ao se apresentar a Moisés. A expressão significa aquele que tem em si mesmo a existência, independente das coisas criadas. Em Apocalipse 1:8 Jesus se apresenta como o Alfa e o Ômega, primeira e última letra do alfabeto grego, e também como “o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso”, títulos que só cabem a Deus.
O profeta Isaías previu que o Messias nasceria de uma virgem e seria chamado de Emanuel, que significa “Deus conosco”. É assim que Jesus é chamado no primeiro capítulo do Evangelho de Mateus. Juntando tudo você entenderá por que João, em suas epístolas, refere-se a Jesus, não como aquele que nasceu, mas como o que veio em carne. Diferente de apenas nascer, a expressão “vir em carne” denota pré-existência.
Em sua primeira epístola, João alerta que “todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo” (1 Jo 4:3). Hoje somos constantemente bombardeados por livros, filmes e programas de TV promovendo a espiritualidade e a comunicação com os espíritos. O que dizem esses “espíritos”? Que Jesus é um espírito elevado, evoluído, reencarnado etc.
Porém, o apóstolo João termina sua primeira epístola dizendo a respeito de Jesus: “Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (1 João 5:20). De que mais você precisa para renegar como satânica toda doutrina ou filosofia que negue a divindade de Jesus? Ainda que ela venha até você com o nome de evangelho, Paulo nos alerta em sua carta aos Gálatas com todas as letras: “Ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado” (Gálatas 1:8).
Em João 12:35, Jesus alerta os judeus que a luz estará entre eles só por um momento. Se não receberem a Jesus tal qual ele é — Deus e Homem — só lhes restam trevas. Após avisá-los, Jesus se esconde deles. A pior coisa que pode acontecer a alguém é não ser mais capaz de encontrar a luz, após ter sido exposto ela. Para estes vale o que Isaías disse no capítulo 6:9-10 e João repete aqui: “Cegou os seus olhos e endureceu os seus corações, para que não vejam com os olhos nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure” (João 12:40).
Nos próximos 3 minutos alguns decidem ficar em cima do muro.
tic-tac-tic-tac...