Será que o derramar do Espírito sobre Israel, prometido no Antigo Testamento, se cumpriu na Igreja?
Deus prometeu derramar Seu Espírito sobre Israel e toda carne que confessa o nome do Senhor (Joel 2:28-32; Isaías 44:1-3; Ezequiel 36:27). Os teólogos do Pacto nos dizem que isso se cumpriu na formação da Igreja.
Atos 2:14-21 — Esta passagem tem sido apresentada na tentativa de provar que a profecia de Joel 2 se cumpriu na Igreja atual e, por conseguinte, Israel e Igreja seriam uma única e a mesma coisa. Todavia o apóstolo Pedro não disse que o que aconteceu naquele dia tenha sido o cumprimento da profecia de Joel. Ele disse “isto é o que foi dito pelo profeta Joel”. Era algo no caráter do que tinha sido dito. Afirmar que se tratou do cumprimento da profecia é inferir da passagem algo que não está ali.
Existe outra razão pela qual sabemos que aquela profecia não se cumpriu. As coisas previstas em Joel 2 em conexão com o derramar do Espírito não aconteceram. A terra de Israel não foi devastada pelo invasor vindo do norte. Tampouco o Senhor interveio para libertar os judeus daquele inimigo. Além do mais, Joel disse que naquele dia os judeus remanescentes na terra se voltariam em massa para o Senhor e seriam restaurados a Ele. Nada disso aconteceu.
Os cristãos são as “primícias do Espírito”, sendo hoje habitados pelo Espírito Santo (Romanos 8:23; Atos 5:32; Romanos 5:5; 1 Tessalonicenses 4:8; Tiago 4:5) antes da época quando o Espírito será derramado sobre toda carne, como declara Joel.