Dois “Últimos Dias” distintos
Estudantes da Bíblia que não entendem o modo dispensacional de Deus tratar com Israel e com a Igreja e enfrentam um impasse ao tentarem interpretar o significado da expressão “os últimos dias”. Por exemplo, as Escrituras indicam que Deus visitou o Seu povo terreno Israel nos “últimos dias” na Pessoa do Seu Filho (Hebreus 1:2), e que Ele morreu e ressuscitou de entre os mortos nos “últimos tempos” (1 Pedro 1:20-21). As Escrituras também indicam que Israel será atacado pelo Rei do Norte (Daniel 8:19, 23; 11:40-43) e será restaurado e introduzido em um relacionamento com o Senhor nos “últimos dias” (Os 3:5; Daniel 12:1-4; Isaías 2:2-4; Miquéias 4:1-2). As Escrituras também indicam que o Israel restaurado será atacado por Gogue em seus “últimos dias” (Ezequiel 38:8-13). Se algumas destas coisas já aconteceram há dois mil anos e outras ainda estão para acontecer no futuro, como se pode dizer que todas elas ocorrem nos últimos dias?
As pessoas inventam toda sorte de ideias na tentativa de reconciliar estas coisas. Todavia o problema é resolvido quando entendemos que o chamado da Igreja é uma inserção, um parêntese nos planos de Deus que nada tem a ver com Israel. Se tirarmos de cena o atual chamado da Igreja, no que diz respeito às tratativas de Deus para com Israel a linha do tempo seguirá sem interrupção, da morte e ressurreição do Senhor até a septuagésima semana de Daniel, os sete anos finais de sua história antes do estabelecimento do reino milenial. Quando enxergados assim, a vinda e morte de Cristo, e também os eventos proféticos relacionados ao ataque a Israel e sua restauração, estão todos nos últimos dias de Israel.
Como já observamos em nossos estudos do Dispensacionalismo, em um determinado ponto na sequência desses eventos relacionados a Israel Deus voltou Sua atenção para o chamamento da Igreja através do evangelho. A Igreja permanecerá na terra no lugar de testemunho até que o Senhor venha para levá-la para o céu no Arrebatamento. A Igreja também tem os seus “últimos dias” de testemunho na terra. Paulo (1 Timóteo 4:1; 2 Timóteo 3:1), Pedro (2 Pedro 3:3), João (1 João 2:18) e Judas (Judas 1:18) falam disso. Os “últimos dias” relacionados à Igreja referem-se mais a um caráter de coisas do que a um momento no tempo, como é no caso de Israel. A razão é que a Igreja é uma criação celestial de Deus que não está conectada com a terra, onde se aplicam tempos e estações.
Portanto, as Escrituras indicam que existem dois “últimos dias” diferentes conectados a grupos de pessoas totalmente diferentes. Eles não devem ser confundidos.