4. Deus irá abençoar Israel em sua própria terra e de modo literal

O quarto e último “pilar” da verdade dispensacional é que Deus irá manter Suas promessas a Israel literalmente, e um remanescente de todas as doze tribos será abençoado em sua própria terra durante o reino milenial de Cristo — seu Messias. Os profetas do Antigo Testamento profetizaram extensivamente sobre isso, e todo israelita piedoso aguardava seu estabelecimento (Lucas 2:25, 38; Atos 16, etc.). Na verdade, muitas das próprias profecias que falam do rompimento das tratativas de Deus com Israel (o primeiro “pilar” neste livro), também falam de uma retomada de Suas tratativas com Israel, quando eles seriam abençoados materialmente em sua terra.

Todavia, para que essas condições utópicas prometidas fossem realizadas para Israel a nação precisaria ser restaurada. Os judeus (as doze tribos), sem contar os cerca de quatro milhões que habitam hoje a terra de Israel, estão espalhados por todo o mundo, e as dez tribos de Israel nem mesmo podem ser identificadas. Portanto, em Sua Manifestação, o Senhor irá restaurar a nação. Primeiro Ele irá Se revelar aos Judeus que irão “lamentar” em arrependimento e serão restaurados a Ele (Mateus 24:29-30; Isaías 52:13-53; Zacarias 12:9-14), e depois Ele irá reunir as dez tribos de volta à sua terra natal, as quais serão também restauradas a Ele (Mateus 24:31).

Apesar de as Escrituras claramente declararem que ainda haverá uma grande bênção para Israel no sentido literal, ela não diz que essa será a porção de todo israelita. O propósito de Deus a respeito dos judeus se cumprirá em um remanescente. Um remanescente de judeus e um remanescente das dez tribos, que terão fé, serão reunidos e voltarão a constituir a nação de Israel que terá a posse das bênçãos prometidas. O restante mostrará sua infidelidade e será julgado pelo Senhor. As passagens das Escrituras a seguir indicam a restauração literal de Israel: