O caráter e glorificação celestiais da Igreja

Esta companhia de crentes especialmente “chamados para fora” (a Igreja) é uma criação celestial de Deus. Essas pessoas abençoadas são um povo celestial, em contraste com Israel e os gentios redimidos no futuro reino de Cristo, os quais formam o povo terreno com um destino terreno no dia vindouro. As epístolas do Novo Testamento estão repletas de referências que confirmam o caráter e destino celestiais da Igreja. Os cristãos possuem:

• “Vocação” ou chamado celestial (Hebreus 3:1).

• “Assento” celestial (Efésios 2:6).

• “Imagem” celestial (1 Coríntios 15:48-49).

• “Bênçãos” celestiais (Efésios 1:3).

• “Casa” celestial (2 Coríntios 5:1).

• “Cidadania” celestial (Fp 3:20).

• “Esperança” celestial (Colossenses 1:5).

• “Herança” celestial (1 Pedro 1:4).

• “Santuário” celestial (Hebreus 8:1-2; 9:11; 10:19-21).

• “Mente” celestial (Colossenses 3:1-2).

• “Cidade” celestial (Hebreus 11:16; 12:22; 13:14).

• “Luta” celestial contra inimigos espirituais (Efésios 6:12).

A “esperança” da “vocação” da Igreja (Efésios 1:18; Colossenses 1:23, 27; 3:4) é estar em nossa posição celestial numa condição glorificada, a fim de estarmos capacitados a viver nas alturas dos céus (1 Coríntios 15:48-49; 2 Coríntios 5:1-4; Filipenses 3:21). As Escrituras mostram o contraste disso, já que a esfera de bênção e herança do Israel redimido são terrenas: “Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz” (Salmos 37:11, 22, etc.). Os israelitas não precisarão estar em corpos glorificados para fazerem parte do reino de Cristo na terra.

Considerando que nossa vocação, porção e destino são celestiais, devemos nos comportar como seres cujos interesses estão nos céus, antes mesmo de termos sido glorificados. Por isso a exortação do apóstolo Paulo aos cristãos é: “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra” (Colossenses 3:1-2).