Que significado tem o sábado para o cristão?

A primeira vez em que o Sábado é especificamente mencionado nas Escrituras é em Êxodo 16:23, depois que o maná foi dado dos céus; mas fica evidente que o Sábado teve sua origem na santificação e bênção do sétimo dia após os seis dias de trabalho da criação. Aparentemente existia uma divisão semanal de dias até a época do dilúvio, pois isto é mencionado em conexão com Noé. Também vemos em Marcos 2:27 que o sábado foi feito para o homem. Era uma instituição que expressava a misericordiosa consideração de Deus para com o homem.

As palavras "descanso" e sábado na passagem em Êxodo não possuem artigo, por isso a sentença pode ser traduzida “Amanhã é descanso, Sábado santo para o Senhor”. Assim, nos versículos 25 e 26 não existe artigo, o que acontece no versículo 29. Posteriormente o sábado foi definitivamente incluído nos dez mandamentos, capítulo 20:8-11 de Êxodo, e ali é feita referência ao fato de Deus haver descansado no sétimo dia após a obra de criação, sendo esta a base da instituição.

O sábado tinha um lugar peculiar em relação com Israel, e assim em Levítico 23, nas festas de Jeová, nas santas convocações, o Sábado de Jeová é mencionado primeiramente como mostra da grandiosa intenção de Deus. Deus havia libertado Israel da escravidão do Egito e, portanto, ordenou que guardassem o sábado (Dt 5:15). O sábado era o sinal da aliança de Deus para com eles e pode ser que o Senhor Jesus, ao ofender várias vezes aos judeus por não guardar o sábado (do ponto de vista deles) por Atos de misericórdia que ele praticava prenunciava a aproximação da dissolução da aliança da lei (Êx 31: 13-17; Ezequiel 20:12-20).

O sábado era um prenúncio do descanso ao qual deveria entrar o povo de Deus, mas por causa do pecado daqueles que se dirigiam para a terra prometida, e a desprezavam, Deus jurou em sua ira que não entrariam no seu descanso (Sl 95:11). Deus tem o propósito de introduzir o seu povo (Israel) no seu descanso, para o qual permanece ainda a guarda do sábado (Hb 4:9).

O sábado nunca foi dado às nações da mesma forma que o foi para Israel, e dentre os pecados citados contra os gentios, nunca é mencionada a transgressão do sábado. No entanto, parece ser um princípio do governo de Deus sobre a terra que homens e animais devessem ter um dia em sete para o descanso do trabalho, pois todos o necessitam fisicamente.

O sábado cristão é designado como sendo o dia do Senhor, e é tão distinto do sábado legal judaico como a abertura, ou primeiro dia, de uma nova semana é distinta do término ou encerramento da semana que passou. O Senhor jazia na morte no sábado judaico; os cristãos têm, no primeiro dia da semana, o dia da ressurreição.

O "Dia do Senhor" é uma expressão que aparece apenas em Apocalipse 1:10, quando João estava no Espírito no dia do Senhor. Era o dia da semana no qual o Senhor ressuscitou — trata-se do dia da ressurreição que marca enfaticamente o sábado para o cristão. É o primeiro dia da semana, o que sugere o início de uma nova ordem de coisas, totalmente distinta daquela conectada com o sábado da Lei.

No dia do Senhor os discípulos costumavam se reunir com o expresso propósito de partirem o pão (Atos 20:7) e, embora não haja nenhum preceito legalista a respeito, trata-se de um dia especialmente considerado pelos cristãos. Trata-se, literalmente, do "dia dominical", uma palavra que aparece somente em conexão com a “ceia do Senhor” em 1 Coríntios 11:20 e não deve ser confundida com “o dia do Senhor”, no sentido que aparece em 2 Pedro 3:10 e outras passagens. (Traduzido de Concise Bible Dictionary).