Quando Jesus morreu na cruz, Deus morreu?

Em nenhum lugar das Escrituras encontro esta ideia. Cristo morreu na cruz como Homem (embora sendo Deus), mas ele entregou sua vida de Homem. Deus manteve-se inalterado, e até o abandonou na cruz. Daí as trevas e o "Deus Meu por que Me desamparaste?" Creio que ele não tenha ficado totalmente sozinho na cruz, pois o Pai estava com ele.

Que Deus o abandonou, temos isto escrito. Que o Pai ficou com ele, vemos em tipo Abraão indo até o monte do sacrifício junto com o filho que carregava o lenho. Mas em nenhuma instância vemos que Deus tenha algum dia morrido.

A ideia de alguns de que o Senhor Jesus tenha sido morto pela lança do soldado (por hemorragia) ou por asfixia por ficar ali pendurado, também não tem fundamento bíblico. Há um texto circulando pela Internet, escrito por um médico, que descreve a morte de Cristo do ponto de vista médico, mas também não tem fundamento na Bíblia.

O Senhor estava morto quando seu lado foi furado pela lança. "Mas vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas (para morrer por asfixia). Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água" (Jo 19:33-34). O sangue que limpa nossos pecados é o sangue de um morto e não de um vivo. Era com sangue de um animal morto que o sacerdote entrava no santuário.

Não foi o sangue da coroa de espinhos, nem das mãos ou dos pés, mas o sangue do lado, do Cordeiro morto, que nos salvou. Ninguém matou o Senhor. Ele entregou a vida, um poder que não temos em nós, mas que ele recebeu do Pai. Ninguém podia tirar a vida dele. Ele não estava sujeito à morte. Este é o mistério: Ele entregou sua vida e morreu. Nenhum ser humano tem esse poder de simplesmente entregar sua vida.